Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2005 - 11h04

Bovespa vai visitar Petrobras para atrair investidores

Publicidade

SÉRGIO RIPARDO
da Folha Online

A Bovespa quer transformar os 65 mil funcionários da Petrobras em investidores do mercado de ações. Amanhã, a partir das 10h, na sede da estatal, no Rio, o presidente da Bolsa, Raymundo Magliano Filho, lança o programa "Bovespa vai à Petrobras", que vai percorrer 36 unidades da empresa em 14 Estados.

Nessa tarefa, será usado o chamado "Bovmóvel", veículo equipado com computador, vídeo e material didático. Esse trabalho deve terminar no próximo dia 17 de junho na refinaria da estatal, em Manaus (AM).

Atualmente, existem cerca de 150 mil pessoas físicas aptas a negociar ações na Bovespa. Há ainda mais 110 mil investidores que investem na Bolsa por meio de clubes de investimentos.

Desde o início do ano, a redução da alíquota do IR (Imposto de Renda) incidente sobre ações, de 20% para 15%, funcionou como um fator extra para motivar a compra de ações principalmente pelo pequeno investidor. É bom lembrar está isento do pagamento de IR quem vende até R$ 20 mil em ações no mês.

A atual onda de popularização do mercado acionário começou em 2000, com o lançamento da oferta pública que pulverizou ações da Petrobras com trabalhadores, que poderam usar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A operação foi considerada um êxito e motivou a oferta de ações da Companhia Vale do Rio Doce em 2002.

A forte valorização das ações das duas companhias animou os investidores. Nesse mesmo ano, foi lançado o programa "Bovespa vai até você", que visitou fábricas, universidades, parques, metrôs, aeroportos, clubes de esportes e até praias, oferecendo brindes e distribuindo panfletos aos potenciais investidores.

Leia mais
  • Título da dívida externa do Brasil tem o menor preço em 4 meses
  • Ouro negociado na BM&F é o ativo que mais aumenta no mês

    Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página