Publicidade
Publicidade
23/03/2005
-
21h26
PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontrou ontem e hoje irregularidades nas operadoras de telefonia celular no atendimento aos usuários em seis Estados e no Distrito Federal. Os problemas foram encontratos em quase todas as 58 lojas visitadas pelos fiscais da agência.
Entre os problemas identificados foram o prazo de atendimento superior aos 10 minutos previstos na regulamentação do setor, e o atendimento apenas para a comercialização de produtos e serviços.
Segundo a Anatel, as empresas estão obrigadas a aceitar qualquer demanda dos usuários em suas lojas, mas na maioria das lojas os usuários estavam sendo orientados a apresentar suas queixas à central de atendimento telefônico (call center) para solucionar problemas como erros em conta, reparos e defeitos, e desligamento, bloqueio ou cancelamento do serviço.
Venda casada
A operação de fiscalização também registrou a prática de venda casada em quatro operadoras no Distrito Federal: Claro, Vivo, TIM e Brasil Telecom GSM.
Nas lojas dessas empresas somente estavam sendo comercializados aparelhos habilitados com a adesão a algum dos planos de serviços da operadora, quase sempre com o contrato de fidelidade por um ano.
A fiscalização, que envolve 38 equipes de fiscais, faz parte do plano de ação da agência para promover uma melhoria na qualidade da prestação dos serviços.
Até agora, as irregularidades no atendimento ao público foram identificadas nos Estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O balanço preliminar divulgado pela agência ainda não consolidou o resultado da fiscalização nos Estados do Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas, Rondônia, Acre, Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Maranhão e Amapá.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a Anatel
Anatel identifica irregularidades no atendimento das operadoras de celulares
Publicidade
da Folha Online, em Brasília
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontrou ontem e hoje irregularidades nas operadoras de telefonia celular no atendimento aos usuários em seis Estados e no Distrito Federal. Os problemas foram encontratos em quase todas as 58 lojas visitadas pelos fiscais da agência.
Entre os problemas identificados foram o prazo de atendimento superior aos 10 minutos previstos na regulamentação do setor, e o atendimento apenas para a comercialização de produtos e serviços.
Segundo a Anatel, as empresas estão obrigadas a aceitar qualquer demanda dos usuários em suas lojas, mas na maioria das lojas os usuários estavam sendo orientados a apresentar suas queixas à central de atendimento telefônico (call center) para solucionar problemas como erros em conta, reparos e defeitos, e desligamento, bloqueio ou cancelamento do serviço.
Venda casada
A operação de fiscalização também registrou a prática de venda casada em quatro operadoras no Distrito Federal: Claro, Vivo, TIM e Brasil Telecom GSM.
Nas lojas dessas empresas somente estavam sendo comercializados aparelhos habilitados com a adesão a algum dos planos de serviços da operadora, quase sempre com o contrato de fidelidade por um ano.
A fiscalização, que envolve 38 equipes de fiscais, faz parte do plano de ação da agência para promover uma melhoria na qualidade da prestação dos serviços.
Até agora, as irregularidades no atendimento ao público foram identificadas nos Estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
O balanço preliminar divulgado pela agência ainda não consolidou o resultado da fiscalização nos Estados do Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas, Rondônia, Acre, Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Maranhão e Amapá.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice