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23/03/2005 - 21h26

Anatel identifica irregularidades no atendimento das operadoras de celulares

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PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) encontrou ontem e hoje irregularidades nas operadoras de telefonia celular no atendimento aos usuários em seis Estados e no Distrito Federal. Os problemas foram encontratos em quase todas as 58 lojas visitadas pelos fiscais da agência.

Entre os problemas identificados foram o prazo de atendimento superior aos 10 minutos previstos na regulamentação do setor, e o atendimento apenas para a comercialização de produtos e serviços.

Segundo a Anatel, as empresas estão obrigadas a aceitar qualquer demanda dos usuários em suas lojas, mas na maioria das lojas os usuários estavam sendo orientados a apresentar suas queixas à central de atendimento telefônico (call center) para solucionar problemas como erros em conta, reparos e defeitos, e desligamento, bloqueio ou cancelamento do serviço.

Venda casada

A operação de fiscalização também registrou a prática de venda casada em quatro operadoras no Distrito Federal: Claro, Vivo, TIM e Brasil Telecom GSM.

Nas lojas dessas empresas somente estavam sendo comercializados aparelhos habilitados com a adesão a algum dos planos de serviços da operadora, quase sempre com o contrato de fidelidade por um ano.

A fiscalização, que envolve 38 equipes de fiscais, faz parte do plano de ação da agência para promover uma melhoria na qualidade da prestação dos serviços.

Até agora, as irregularidades no atendimento ao público foram identificadas nos Estados do Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O balanço preliminar divulgado pela agência ainda não consolidou o resultado da fiscalização nos Estados do Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Alagoas, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas, Rondônia, Acre, Bahia, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Maranhão e Amapá.

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