Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2005 - 12h53

EUA divulgam dados fracos de encomendas e trabalho

Publicidade

da Folha Online

As encomendas de bens duráveis nos EUA cresceram só 0,3% em fevereiro, informou hoje o Departamento de Comércio. O desempenho ficou abaixo do esperado pelos economistas (0,8% a 1%). Também foi revisado o número de janeiro, que ficou pior. Em vez de queda de 0,9%, como informado antes, a baixa dos pedidos foi maior, de 1,1%.

Os dados apontam para um menor ritmo dos investimentos das empresas, talvez devido ao aumento dos custos com os reajustes das matérias-primas (petróleo e commodities) e com o crédito mais caro depois de sete altas dos juros básicos.

Excluindo o setor de transportes, cujos pedidos são mais voláteis, houve uma queda de 0,2% nas encomendas. Só as ordens de compra de aviões comerciais cresceram 32% no mês passado.

Outro dado fraco da maior economia do mundo, divulgado hoje, foi o aumento do número de americanos pedindo seguro-desemprego. Passou de 321 mil para 324 mil na semana encerrada no último dia 19. Os analistas esperavam queda para 315 mil.

Com esses indicadores abaixo das expectativas, o rendimento dos títulos do Tesouro americano de dez ano voltou a cair para um patamar abaixo de 4,60%.

Nesta semana, os juros desses papéis subiram forte, atingindo máxima de 4,68%, depois que o Fed (Federal Reserve, o banco central) elevou os juros pela sétima vez consecutiva e alertou para as pressões inflacionárias, além do dado de inflação ao consumidor de fevereiro (CPI), que veio acima das previsões.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pedidos de bens duráveis
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página