Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2000 - 12h10

TCU manda BC investigar se Fator errou avaliação do Banespa

Publicidade

ALEXANDRO MARTELLO
do FolhaNews

O Tribunal de Contas da União determinou hoje que o Banco Central instaure um processo administrativo para apurar e, possivelmente, aplicar sanções ao banco Fator pelos erros de avaliação do Banespa.

A resposta terá que ser dada ao TCU em 30 dias.

Entre as sanções possíveis estão advertência, multa contratual e a suspensão da participação do banco Fator em processos licitatórios por até dois anos.

O diretor de Finanças Pública e Regimes Especiais do BC, Carlos Eduardo de Freitas, havia afirmado anteriormente que não havia razão para aplicar as sanções ao banco Fator. Na opinião dele, isto poderia prejudicar o processo de privatização do Banespa.

Na ocasião, Freitas disse também acreditar que o banco Fator não teria agido de má-fé e que teria corrigido os erros assim que eles foram identificados.

O TCU recomendou ainda ao governo, nas privatizações que vierem a ocorrer no futuro, que as duas consultorias necessárias para avaliar um banco sejam contratadas pelo BC.

No caso do Banespa, uma das consultorias foi contratada pelo BC (banco Fator) e outra pelo governo de São Paulo (Booz-Allen).

O TCU também determinou que nas próximas privatizações ocorra a padronização das apresentações de projeções contábeis, segundo o Cosif (plano de contas adotado pelo BC para o sistema financeiro nacional).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página