Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2005 - 14h00

TAM vai lançar novas ações em Bolsa no Brasil e EUA

Publicidade

da Folha Online

A companhia aérea TAM, que lidera o mercado brasileiro de vôos domésticos, planeja vender ações em uma oferta a ser realizada no Brasil e nos Estados Unidos.

De acordo com comunicado enviado pela TAM para a CVM (Comissão de Valores Mobiliários, o órgão regulador do mercado brasileiro), a empresa planeja vender ações preferenciais (sem direito a voto).

Os detalhes da proposta, como a data do negócio e o volume de ações a ser oferecido aos investidores, só serão divulgados "em momento oportuno". "A implementação da oferta estará sujeita às condições favoráveis do mercado de capitais nacional e internacional".

Hoje a TAM já possui ações negociadas na Bovespa. No entanto, em um percentual inferior a 1% de seu capital.

Gol

Empresa que mais cresce no setor aéreo junto com a TAM, a Gol também deve vender ações em breve. Após estrear nos pregões de São Paulo e Nova York em meados do ano passado, a empresa já pediu o aval das autoridades no Brasil e nos EUA para promover uma nova venda de ações no mercado financeiro.

A oferta global, que deve ocorrer neste segundo trimestre, vai envolver 14,7 milhões de papéis. A operação tem dois objetivos: levantar dinheiro para a compra de novos aviões e remunerar o capital de seu sócio estrangeiro.

A americana AIG, dona da maior seguradora do mundo, quer vender ações da Gol na oferta pública. Em 2003, ela adquiriu uma participação minoritária de 20% por US$ 26 milhões, pois apostava no potencial da empresa da família Constantino --que comanda, além da Gol, o grupo Áurea, dono das principais companhias de ônibus do país.

A fatia dos americanos na Gol diminuiu no ano passado após a oferta para abertura de capital. Nessa operação, a empresa vendeu 17,62% de suas ações e captou R$ 878,1 milhões. Os papéis disparam desde a estréia em 24 de junho. O interesse dos americanos é aproveitar agora a forte alta e embolsar lucros com o investimento feito em 2003.

A nova captação de recursos no mercado de capitais por meio da venda de ações também vai ajudar a empresa a tocar seu plano de aumento da frota, que foi anunciado em maio de 2004.

No total, a Gol já pediu à fabricante americana de aviões Boeing 30 pedidos firmes de aeronaves, que devem ser entregues entre 2006 e 2010: seis em 2006, 13 em 2007, sete em 2008 e quatro em 2009. Hoje a empresa opera com 29 aviões.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a TAM
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página