Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2005 - 08h00

Confiança dos empresários na economia alemã cai pela 3º mês consecutivo

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A confiança dos empresários na economia da Alemanha caiu em abril pelo terceiro mês consecutivo, indo para 93,3 pontos, contra os 94 pontos registrados em março, segundo pesquisa mensal do Instituto de Pesquisa Econômica alemão (IFO) divulgada nesta segunda-feira.

O resultado divulgado hoje é o mais baixo desde setembro de 2003. O índice ficou abaixo da expectativa dos economistas, que previam uma queda para 93,7 pontos, aumentando a incerteza quanto à força da recuperação econômica da Alemanha.

O desemprego no país, que é a maior economia do continente, tem registrado níveis recordes nos últimos meses, tendo chegado a 5,2 milhões de desempregados, maior nível do período pós-Segunda Guerra Mundial. Com o emprego no país em baixa, os consumidores sentem poucos estímulos para gastar.

Em janeiro deste ano, o governo alemão reduziu sua expectativa de crescimento econômico para o país para 1,6%, já prevendo uma queda nas exportações, provocada pela valorização do euro frente ao dólar --o que torna os produtos alemães muito caros nos mercados externos.

O índice do instituto é apurado com base em uma pesquisa feita junto a empresários alemães sobre sua confiança no panorama econômico do país hoje e nos próximos seis meses.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a economia da Alemanha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página