Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2000 - 10h34

Holding Safra é a primeira a dar garantia pelo Banespa

Publicidade

TONI SCIARRETTA
da Folha Online
LEANDRO SIQUEIRA
do FolhaNews

A holding internacional Safra foi o primeiro dos bancos pré-qualificados para o leilão de privatização do Banespa a entregar na CBLC (Câmara Brasileira de Liquidação e Custódio) a carta de fiança com a garantia financeira para participar do leilão, marcado para segunda-feira.

O depósito da holding Safra foi feito ontem. Os demais interessados têm hoje até as 18h para fazer o mesmo.

O Safra continua negociando uma parceria com uma instituição internacional para participar no leilão do Banespa. Este parceiro pode ser inclusive o Citibank, que anunciou oficialmente sua retirada direta do processo.

A parceria com o Safra, segundo o que se comenta no mercado, seria a forma encontrada pelo banco norte-americano para entrar indiretamente no leilão, sem assumir para seus acionistas nos EUA o ônus de comprar uma instituição com a contabilidade pouco clara, cujo processo de venda sofre forte oposição dos sindicatos.

Desta forma, o Citibank assumiria o risco Safra, que, por sua vez, assumiria o risco Banespa.

Por outro lado, se o Citibank continuasse na disputa, as regras do leilão impedem que dois bancos inscritos façam parceria de última hora para arrematar o banco.

Também se comenta que o banco inglês HSBC, que também desistiu do Banespa, poderia financiar o Safra na empreitada.

O HSBC comprou no ano passado as 'holdings'' Republic New York Co. e a Safra Republic Holding., grupos financeiros de Edmond Safra, morto também no ano passado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página