Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2005 - 14h45

Fipe eleva previsão de inflação para abril de 0,45% para 0,80%

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

O aumento dos preços dos alimentos por conta da estiagem na região Sul do país e do excesso de chuvas no Centro-Oeste fez a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, da USP) elevar a previsão de inflação de abril de 0,45% para 0,80%.

O grupo alimentação teve a segunda maior contribuição no IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe da terceira quadrissemana de abril --período de 30 dias até 22/04. Da taxa de 0,98% registrada no período, 0,35 ponto percentual veio de alimentação.

O maior impacto ficou ainda com transportes, de 0,37 ponto. Até o final do mês, entretanto, transporte deve reduzir a pressão no índice.

A alta em alimentação foi puxada pelos produtos "in natura" devido aos problemas nas safras e também pelos industrializados, por conta de recomposições de preços.

A inflação dos industrializados aumentou de 0,63% para 1,18% entre a segunda e a terceira quadrissemana de abril. Já no caso dos "in natura" a taxa passou de 1,85% para 2,85%.

Além de alimentação, terá peso significativo no IPC-Fipe de abril o reajuste dos medicamentos. Segundo o coordenador da pesquisa de preços da Fipe, Paulo Picchetti, a alta dos remédios deve contribuir com 0,14 ponto percentual na taxa do mês.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a inflação da Fipe
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página