Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2005 - 10h53

Contribuinte enfrenta dificuldade para enviar declaração pela internet

Publicidade

da Folha Online

Os contribuintes que deixaram para entregar a declaração de Imposto de Renda à Receita Federal no último dia estão enfrentando dificuldades para transmitir as informações por meio da internet.

A Folha Online tentou enviar declarações para a Receita pela internet nesta manhã mas recebeu o seguinte aviso: "Erro! A declaração não foi transmitida. Serviço não disponível devido ao excesso de usuários. Por favor, tente mais tarde!".

A entrega bem-sucedida de declarações pode fazer o contribuinte perder 40 minutos em tentativas, segundo constatou a Folha Online.

A assessoria de imprensa da Receita Federal admite que a demanda pelo serviço é bastante alta, o que pode gerar transtornos aos contribuintes.

Somente ontem a média de declarações transmitidas por segundo era de 45, contra 35 anteontem.

A Receita, entretanto, informa que não há falhas em seu sistema e que não há previsão de que o prazo para entrega seja prolongado.

O prazo se encerra hoje. Quem perdê-lo estará sujeito ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74.

Pela internet e telefone, o prazo de entrega se encerra às 20h. Já para os demais meios de entrega, o encerramento obedece o horário de expediente de bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e Correios.

Até o início desta manhã, a Receita Federal recebeu mais de 90% das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física 2005 (ano-base 2004). Dos 20 milhões de documentos esperados, 18,1 milhões já haviam sido entregues.

Especial
  • Saiba mais sobre a declaração do IR 2005
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página