Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2005 - 14h51

Empresa portuguesa Tap diz negociar compra de parte da Varig

Publicidade

da Folha Online

O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, afirmou hoje que a companhia aérea Tap, que tem controle estatal, está em negociação com a Varig para adquirir participação na empresa brasileira.

A mídia portuguesa noticiou hoje que a Tap tem uma proposta de fusão com a Varig para formar uma companhia que opere nas rotas do Atlântico-Sul.

De acordo com o português "Jornal de Negócios", a Tap propõe a criação de uma nova sociedade que compraria a frota da Varig e a participação acionária da Fundação Ruben Berta, que tem o controle da companhia aérea. A participação acionária, entretanto, seria restrita a 20% do capital para não contrariar a legislação brasileira para o setor, segundo a agência de notícias Associated Press.

De acordo com o primeiro-ministro, as conversações estão em estágio "prematuro, longe de um acordo final".

Já o diretor da Tap, o brasileiro Fernando Pinto, afirmou que a companhia portuguesa "não é indiferente ao destino da Varig".

O ministro de Obras Públicas e Transportes de Portugal, Mario Lino, disse que segue com interesse "as iniciativas de aproximação com a Varig", que, segundo ele, são "estratégicas".

A Varig enfrenta série crise financeira e tem um rombo (patrimônio líquido negativo) de cerca de R$ 6 bilhões. A empresa informou no mês passado que analisa quatro ofertas de compra: do grupo português de turismo Pestana, do consórcio americano Texas e dos empresários brasileiros Nelson Tanure e German Efromovich.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Tap

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página