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04/05/2005 - 18h34

Lucro da AmBev cai 52,7% e fica em R$ 144,2 mi no trimestre

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da Folha Online

A cervejaria AmBev encerrou o primeiro trimestre deste ano com lucro líquido de R$ 144,2 milhões, resultado 52,7% inferior ao verificado em igual período do ano passado (R$ 305 milhões)

Segundo comunicado divulgado pela empresa, a queda no resultado se deve à amortização do ágio decorrente da transação com a canadense Labatt, no valor de R$ 334 milhões, e a despesas não-operacionais relacionadas ao provisionamento de verbas para rescisão --de R$ 178,8 milhões--, por conta do fechamento da fábrica da Labatt em Toronto.

A AmBev concluiu em 27 de agosto do ano passado a aliança com a belga Interbrew (hoje InBev) e passou a formar a maior plataforma internacional de cerveja. Na operação, a companhia brasileira incorporou a Labatt, cervejaria líder no Canadá com 42% de participação do mercado.

Vendas

A AmBev destaca, entretanto, que as vendas cresceram acima das expectativas tanto no Brasil como nos demais países da América Latina.

O volume de vendas de cerveja aumentou 12,9% no Brasil, 13,6% nos países do norte da América Latina nos quais a Ambev tem participação direta --Equador, Guatemala, Nicarágua, Peru, República Dominicana e Venezuela-- e 6,6% nas operações provenientes da participação de 54,8% da companhia na Quinsa (Quilmes Industrial) --Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

A empresa terminou o primeiro trimestre com receita líquida consolidada de R$ 3,6 bilhões, resultado 55,9% maior que o obtido nos primeiros três meses do ano passado.

"Além do crescimento de 7,3% do mercado de cervejas brasileiro, segundo o instituto ACNielsen, o bom desempenho da companhia reflete os esforços de consolidação de nossas marcas no mercado latino-americano", afirmou o diretor geral da AmBev, Luiz Fernando Edmond.

O Ebitda (valor antes de juros, impostos, amortização e depreciação) consolidado do período somou R$ 1,5 bilhão, 62,4% maior que no mesmo trimestre de 2004. As operações no Brasil contribuíram com 73,4%.

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