Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 10h42

TAP admite participar de reestruturação da Varig, mas sem fusão

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O diretor-geral da companhia aérea estatal portuguesa TAP, o brasileiro Fernando Pinto, disse nesta quinta-feira que a empresa cogita participar da reestruturação da Varig, mas nega que esteja considerando uma fusão entre as duas empresas.

"Recentemente foi apresentada pela TAP [à Varig] uma alternativa sobre um caminho possível de reestruturação, contendo sugestões, nomeadamente quanto à resolução do complexo problema colocado pelo elevado passivo existente. (...) Tais sugestões não passam por qualquer fusão [da Varig] com a TAP", disse o diretor, em comunicado.

Segundo agências internacionais, a TAP entregou uma proposta para a compra de até 20% de seu capital.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, disse hoje que a aproximação entre as companhias aéreas TAP e Varig é uma matéria empresarial, mas acrescentou que já foi informado pelo ministro dos Transportes de que a TAP vê esse negócio com interesse.

Pinto afirmou que a companhia portuguesa "não é indiferente" ao destino da Varig. "Nesse sentido, consideramos muito importante que a empresa se recupere e temos acompanhado sempre com muito interesse todo este processo."

A Varig enfrenta série crise financeira e tem um rombo (patrimônio líquido negativo) de cerca de R$ 6 bilhões. A empresa informou no mês passado que analisa quatro ofertas de compra: do grupo português de turismo Pestana, do consórcio americano Texas e dos empresários brasileiros Nelson Tanure e German Efromovich.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a TAP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página