Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2005 - 16h26

Petrobras atinge novo patamar de produção de petróleo

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

A Petrobras anunciou hoje que bateu o recorde na produção mensal de petróleo. Em abril, a produção chegou a 1,704 milhão de barris por dia.

O recorde mensal anterior era de fevereiro de 2003, quando a produção alcançou 1,597 milhão de barris por dia. Na comparação com o desempenho de abril do ano passado, o resultado representa um aumento de 16,5%.

Segundo o presidente da estatal, José Eduardo Dutra, a evolução pode ser atribuída em parte à plataforma P-43, que já está no limite nominal de capacidade. Em abril, a plataforma produziu 157 mil barris podia. Sua capacidade estimada era de 150 mil barris por dia.

No ano passado, a produção da estatal caiu 3% justamente por conta do atraso da entrada em operação das plataformas P-43 e P-48.

Além do recorde mensal, a Petrobras também anunciou ter batido seu recorde diário de produção, no dia 25 de abril, com 1,792 milhão de barris por dia.

De acordo com Dutra, houve mudança no patamar de produção de petróleo, de 1,5 milhão de barris por dia para 1,7 milhão de barris podia.

"Este é um patamar sustentável, que vai aumentar nos próximos meses, com a entrada da P-50, em setembro [180 mil barris por dia], com a P-34 em dezembro [60 mil barris por dia] e com a recuperação de Marlim Sul, que deve passar de 60 mil para 100 mil barris por dia", diz Dutra.

Além disso, em 2006 devem entrar em operação dos projetos Golfinho I, no Espírito Santo, com capacidade de 100 mil barris/dia e Piranema, em Sergipe, com capacidade de 20 mil barris/dia. Com os novos projetos, a expectativa da Petrobras é que a média anual de produção em 2006 fique em 1,920 milhão de barris/dia.

Segundo o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, o novo patamar já era esperado desde o segundo semestre do ano passado. Para 2010, a média diária de produção esperada é de 2,3 milhões de barris por dia.

Mesmo com a auto-suficiência em 2006, a Petrobras deve continuar a importar petróleo leve, ainda que em volume menor, até adaptar o parque de refino nacional.

O objetivo da estatal é conseguir um excedente de 300 mil barris por dia para exportação até 2010. Para aumentar o valor agregado do petróleo excedente ("pesado"), a empresa estuda inúmeras hipóteses, entre elas, refiná-lo no exterior.

"Nossa intenção é não colocá-lo no mercado spot, podemos até exportar para empresas que refinem no exterior", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Petrobras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página