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16/05/2005
-
17h22
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
A Varig e a companhia aérea portuguesa TAP devem ampliar o acordo de compartilhamento de vôos já existente. Hoje, as duas empresas já compartilham vôos para Lisboa. A idéia, segundo analistas do setor, é ampliar esse compartilhamento para outros destinos da Europa.
Procurada pela reportagem, a Varig não se manifestou sobre o assunto.
Essa ampliação do acordo operacional ocorre logo depois das duas empresas confirmarem que assinaram um memorando de entendimento que tem o objetivo de capitalizar a companhia aérea brasileira.
O sistema de compartilhamento já funciona hoje em três freqüências: duas entre Rio e Lisboa e uma entre São Paulo e Lisboa.
Um acordo desse tipo permitiria, por exemplo, que a Varig operasse vôos para outros destinos da Europa em aviões da TAP. Neste mês, Varig e TAM encerraram um acordo de code-share iniciado em 2003.
Segundo analistas do setor, um acordo de code-share com a TAP ajudaria na preservação da malha internacional da Varig --considerada o forte da aérea--, já que a companhia brasileira está com uma frota enxuta de aviões. A aérea, que já chegou a ter mais de 100 aviões em operação, voa hoje com 84 aeronaves.
Com esse acordo, a Varig teria condições de tentar fazer frente ao avanço da TAM e Gol, as primeira e segunda empresas do setor, respectivamente. As duas têm planos de ampliação de frota, enquanto a Varig possui um patrimônio líquido negativo de R$ 6,4 bilhões.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre code-share entre TAP e Varig
Varig e TAP podem ampliar compartilhamento de vôos
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da Folha Online
A Varig e a companhia aérea portuguesa TAP devem ampliar o acordo de compartilhamento de vôos já existente. Hoje, as duas empresas já compartilham vôos para Lisboa. A idéia, segundo analistas do setor, é ampliar esse compartilhamento para outros destinos da Europa.
Procurada pela reportagem, a Varig não se manifestou sobre o assunto.
Essa ampliação do acordo operacional ocorre logo depois das duas empresas confirmarem que assinaram um memorando de entendimento que tem o objetivo de capitalizar a companhia aérea brasileira.
O sistema de compartilhamento já funciona hoje em três freqüências: duas entre Rio e Lisboa e uma entre São Paulo e Lisboa.
Um acordo desse tipo permitiria, por exemplo, que a Varig operasse vôos para outros destinos da Europa em aviões da TAP. Neste mês, Varig e TAM encerraram um acordo de code-share iniciado em 2003.
Segundo analistas do setor, um acordo de code-share com a TAP ajudaria na preservação da malha internacional da Varig --considerada o forte da aérea--, já que a companhia brasileira está com uma frota enxuta de aviões. A aérea, que já chegou a ter mais de 100 aviões em operação, voa hoje com 84 aeronaves.
Com esse acordo, a Varig teria condições de tentar fazer frente ao avanço da TAM e Gol, as primeira e segunda empresas do setor, respectivamente. As duas têm planos de ampliação de frota, enquanto a Varig possui um patrimônio líquido negativo de R$ 6,4 bilhões.
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