Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2005 - 17h22

Varig e TAP podem ampliar compartilhamento de vôos

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

A Varig e a companhia aérea portuguesa TAP devem ampliar o acordo de compartilhamento de vôos já existente. Hoje, as duas empresas já compartilham vôos para Lisboa. A idéia, segundo analistas do setor, é ampliar esse compartilhamento para outros destinos da Europa.

Procurada pela reportagem, a Varig não se manifestou sobre o assunto.

Essa ampliação do acordo operacional ocorre logo depois das duas empresas confirmarem que assinaram um memorando de entendimento que tem o objetivo de capitalizar a companhia aérea brasileira.

O sistema de compartilhamento já funciona hoje em três freqüências: duas entre Rio e Lisboa e uma entre São Paulo e Lisboa.

Um acordo desse tipo permitiria, por exemplo, que a Varig operasse vôos para outros destinos da Europa em aviões da TAP. Neste mês, Varig e TAM encerraram um acordo de code-share iniciado em 2003.

Segundo analistas do setor, um acordo de code-share com a TAP ajudaria na preservação da malha internacional da Varig --considerada o forte da aérea--, já que a companhia brasileira está com uma frota enxuta de aviões. A aérea, que já chegou a ter mais de 100 aviões em operação, voa hoje com 84 aeronaves.

Com esse acordo, a Varig teria condições de tentar fazer frente ao avanço da TAM e Gol, as primeira e segunda empresas do setor, respectivamente. As duas têm planos de ampliação de frota, enquanto a Varig possui um patrimônio líquido negativo de R$ 6,4 bilhões.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre code-share entre TAP e Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página