Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/05/2005 - 22h12

PDVSA estuda processar petróleo no Uruguai

Publicidade

da Folha Online

A estatal de petróleo da Venezuela (PDVSA) estuda processar petróleo cru em uma refinaria do Uruguai como parte de um acordo energético firmado entre os dois países em março.

O petróleo seria processado na refinaria La Teja, em Montevidéu, propriedade da estatal uruguaia Ancap (Administração Nacional de Combustíveis, Álcool e Portland), cujo presidente Daniel Martínez está na Venezuela desde quarta-feira (11), disseram jornais venezuelanos.

No dia 2 de março, o presidente venezuelano Hugo Chávez e seu colega Tabaré Vázquez firmaram acordos que estabelecem a troca de petróleo cru venezuelano por produtos uruguaios como queijos e carnes.

O vice-presidente da estatal venezuelana, Alejandro Granado, disse que "o Uruguai é importante dentro da estratégia que desenvolve a cooperação na área de refino, além de ser uma aliança estratégica que ajuda a dar ênfase à iniciativa da Petrosul [associação entre as petrolíferas do Brasil, Venezuela e Argentina]".

O presidente da estatal uruguaia Daniel Martínez disse que o acordo entre os países prevê o envio de 43.800 barris de petróleo por dia para o Uruguai.

"Estamos moldando uma integração entre ambos os países, aproveitando que Venezuela e Uruguai têm uma situação geopolítica e econômica muito parecida. A sinergia entre ambas empresas petrolíferas é, sem dúvida, uma clara mensagem para a construção da Petrosul como um ente de coordenação de políticas energéticas", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Petrosul
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página