Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2005 - 16h25

Brasileiro trabalha até 20 de maio só para pagar impostos do ano, diz IBPT

Publicidade

da Folha Online

O brasileiro terá de trabalhar até sexta-feira, dia 20, para pagar impostos e contribuições federais, estaduais e municipais neste ano.

Estudo do IBPT (Instituto Brasileiro do Planejamento Tributário) mostra que houve um aumento de dois dias no prazo que o brasileiro trabalha apenas para cumprir suas obrigações com o fisco em relação a 2004. Já em 2003, eram quatro meses e 15 dias de trabalho só para os impostos.

Segundo o IBPT, esse período aumenta ano a ano, em linha com a trajetória da carga tributária brasileira sobre os rendimentos dos trabalhadores.

O cálculo foi feito com base no peso da carga tributária sobre o rendimento dos trabalhadores, que subiu de 36,98% em 2003 para 37,81% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2004. Para 2005, o IBPT estima que a parcela de impostos sobre salários subirá para 38,35%.

Além do período necessário para pagar impostos, o IBPT informa que o brasileiro terá mais 112 dias para pagar serviços que deveriam ser prestados pelo governo, como saúde, educação, segurança, manutenção de estradas e assim por diante.

O raciocínio é esse: até sexta-feira, o contribuinte trabalha para pagar os impostos; até 9 de setembro, trabalha para pagar o que o governo deveria oferecer como serviço público. Somente a partir daí seu salário é livremente usado para comprar alimentação, vestuário e lazer.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o IBPT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página