Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2000 - 15h32

Lista com ações contra venda do Banespa é mantida em segredo

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
da Folha Online

Um dos maiores mistérios sobre a privatização do Banespa está muito bem guardado na sala do advogado que representa o Sindicato dos Bancários: a lista com todas as ações que tramitam na Justiça brasileira tentando impedir a privatização do banco marcada para a próxima segunda-feira.

A lista permite monitorar as decisões judiciais que ainda estão sendo apreciadas. O Sindicato dos Bancários coordena há seis anos as ações contra a venda do Banespa por meio do escritório do advogado João Piza. Ele concentra as ações impetradas pela Afubesp (Associação dos Funcionários dos Bancários do Estado de São Paulo), CUT, por parlamentares e prefeitos.

Nas vésperas do leilão, Piza promete entrar com novas medidas judiciais que indiretamente podem inviabilizar a venda do banco. Ele não quis adiantar, como é de se esperar em um processo complicado como este, quais seriam as medidas.

A expectativa em relação a novas ações judiciais são grandes principalmente entre os interessados na compra ou para o governo, interessado na venda. Segundo Piza, ele tem sido acompanhado por supostos informantes que estariam monitorando suas ações e dos advogados que trabalham com ele no caso Banespa.

"É uma sensação de que não se tem privacidade, mas não me incomoda", disse Piza. Ele não descarta que o governo possa estar por trás dessa "espionagem". Segundo ele, o seu telefone também está grampeado.

O Sindicato dos Bancários não está otimista em relação à apreciação do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Carlos Velloso, sobre as liminares dadas pela 1ª Vara da Justiça Federal atendendo suas ações.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página