Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2005 - 15h24

IBGE reduz em 2,63% projeção de safra, para 116,34 mi de toneladas

Publicidade

da Folha Online

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) projeta uma colheita de 116,341 milhões de toneladas de cereais, leguminosos e oleaginosas na safra nacional de 2005. O número representa uma queda de 2,63% na comparação com a prospecção feita em março.

A pesquisa de abril também registra uma redução de 2,54% sobre a safra do ano passado, apesar da expansão de 0,91% da área plantada na comparação dos 12 meses.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril, a piora das condições climáticas da região Sul e do Mato Grosso do Sul derrubou as estimativas para a colheita das culturas mais importantes do país, a exemplo do milho em grão e da soja.

No caso do milho da segunda safra, a produção prevista caiu fortemente (-17,8%) em relação ao levantamento de março devido à ausência de chuvas na época recomendada para o plantio em paralelo à redução de 10% da área plantada.

A estimativa para a produção de soja em grão, cuja estimativa foi reduzida em 2,3%, também caiu em razão do "descompasso" do regime de chuvas, ausentes durante o período de plantio e crescimento, mas com precipitações na colheita.

O feijão em grão contrariou a queda dos estimativas, com aumento de 2,39% sobre a projeção feita em março. As primeiras informações vindas da Bahia indicam aumento de 31% na produção esperada de feijão, o que compensa as quedas previstas nos Estados de Mato Grosso do Sul (-49%) e Rio Grande do Sul (-12%), por conta da estiagem prolongada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a safra 2005.

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página