Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2005 - 17h30

Opportunity é destituído da controladora da Telemig e Amazônia Celular

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

O banco Opportunity foi formalmente destituído do comando da Futuretel, empresa que está no topo da cadeia societária da Telemig e da Amazônia Celular. A decisão representa o primeiro passo para que o Citigroup e os fundos de pensão que também são acionistas das operadoras de telefonia consigam retirar o banco do controle.

Ao contrário da assembléia de anteontem em Brasília, quando os advogados de ambos os lados travaram uma verdadeira guerra para decidir quem ficaria com o controle da Opportunity Zain, holding que controla indiretamente a Brasil Telecom, a assembléia de hoje foi marcada pela tranqüilidade.

Os advogados do Citi e dos fundos comparecem em peso à assembléia para garantir o cumprimento da liminar do presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), ministro Edson Vidigal, que assegura ao Angra Partners (dos fundos de pensão) a gestão do FIA (antigo CVC/Brasil, que controlava as operadoras) no lugar do Opportunity.

Os novos conselheiros da Futuretel são Ricardo Knoepfelmacher e Renato Carvalho do Nascimento (representantes dos fundos) e Sergio Spinelli (representante do Citi). A presidência do conselho ficou com o representante do Citibank.

Definidos os novos conselheiros da empresa, foram eleitos também dois novos diretores: Alberto Guth, do Angra Partners, e Kevin Altit, representante do Citi. A partir desta decisão, a Futuretel iniciará a troca de conselheiros e administradores das empresas que estão abaixo da cadeia societária: Opportunity Mem S/A, Newtel e Telpart. A saída do Opportunity das operadoras só pode acontecer após a realização destas assembléias.

Se o Opportunity não conseguir reverter a decisão do STJ, fundos e Citi permanecem na presidência das assembléias. A nova diretoria da Futuretel vai notificar a Mem para a realização de assembléia para eleição do conselho. O prazo mínimo de convocação é de 15 dias. A reunião deverá ocorrer no próprio Opportunity, que funciona como sede da Opportunity Mem.

Os representantes do Opportunity fizeram um voto de protesto contra a destituição de membros indicados por eles para o conselho da Futuretel e se manifestaram de forma contrária à mudança de sede. Os acionistas decidiram mudar a sede da Futuretel, atualmente no prédio do Opportunity no Rio de Janeiro para outro escritório na cidade.

Brasil Telecom

O advogado do Citi, Sergio Spinelli, afirmou que pretende convocar uma nova assembléia para definir o conselho da Opportunity Zain, que controla indiretamente a Brasil Telecom. Na reunião de quarta, o Opportunity comandou a reunião como gestor dos fundos de pensão a despeito da decisão do STJ e conseguiu eleger membros do banco para o conselho. "Como acionista posso pedir a realização de assembléia a qualquer momento desde que seja justificada. Os fatos lamentáveis que tive que presenciar são justificativas mais do que fortes para uma nova reunião", afirmou Spinelli.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página