Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2005 - 10h02

Microsoft tem até fim de maio para solucionar caso antitruste, diz UE

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

A Comissão Européia (o Executivo da União Européia) deu à gigante americana Microsoft prazo até o fim deste mês para que a empresa apresente uma proposta satisfatória para pôr fim ao caso antitruste em que está envolvida desde o ano passado, disse nesta segunda-feira o porta-voz da comissão, Jonathan Todd.

Segundo Todd, a UE irá decidir após o prazo se a proposta a ser ainda apresentada pela Microsoft é suficiente ou não. "Se não for, vamos iniciar um procedimento de imposição de multas diárias." A UE tem, segundo ele, a possibilidade de multar a Microsoft em até 5% de seu movimento diário mundial de vendas da empresa por cada dia de atraso em acatar a decisão.

Em março de 2004, a Microsoft foi considerada culpada pela União Européia por abusar de sua posição dominante no mercado de software. Entre as sanções previstas estavam o pagamento de multa de US$ 600 milhões, a remoção do Media Player do Windows e a divulgação de código-fonte do sistema operacional para empresas concorrentes --a última medida tem o objetivo de tornar aplicativos para servidores produzidos por outras empresas mais compatíveis com os produtos da Microsoft.

Segundo o porta-voz, as negociações entre as autoridades reguladoras da UE e a Microsoft prosseguem, mas não foi revelado em que estágio possam estar. "Os contatos continuam, contatos regulares", disse.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Microsoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página