Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2005 - 16h06

Bolsas européias sobem com antecipação das eleições na Alemanha

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

As Bolsas européias fecharam em alta nesta segunda-feira, com a expectativa na Alemanha quanto à antecipação das eleições legislativas no país.

A Bolsa de Londres fechou em alta de 0,36%, com 4.989 pontos. A Bolsa de Paris encerrou o dia em alta de 0,54%, com 4.118 pontos. A Bolsa de Frankfurt teve valorização de 1,06%, fechando com 4.406 pontos e a Bolsa de Madri fechou com ganho de 0,3%, indo para 9.397 pontos. A exceção do dia foi a Bolsa de Milão, que caiu 0,03%, para 24.198 pontos.

As eleições legislativas antecipadas na Alemanha devem acontecer até 18 de setembro [domingo], já que o chanceler Gerhard Schröder apresentará uma moção de confiança no Parlamento alemão (Bundestag), antes de 1° de julho.

A Confederação Patronal (BDA), a Federação de Fabricantes de Automóveis (VDA), e a Confederação de Comerciantes Atacadistas, Importadores e Exportadores (BGA) receberam bem a notícia. Segundo o porta-voz do governo alemão Bela Anda, Schröder deve continuar com sua atual política de reformas sociais e do mercado de trabalho (denominada Hartz 4), acrescentou o funcionário.

O fracasso destas medidas foi o detonador da histórica derrota do SPD nas eleições regionais da Renânia do Norte-Vestfália neste domingo, nas quais os social-democratas de Schröder tiveram o pior resultado em 51 anos.

A queda do petróleo na Europa durante o dia também favoreceu os negócios. O petróleo chegou a US$ 48 durante o dia e só voltou a registrar ligeira alta após o encerramento dois negócios nos mercados de ações europeus. O barril para julho (nova referência) fechou em alta de 1,05% em Nova York, cotado a US$ 49,16.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página