Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 11h17

Dólar sobe 1,3% com possibilidade de BC voltar ao mercado

Publicidade

IVONE PORTES
da Folha Online

O dólar voltou a subir hoje, com a sinalização de que o Banco Central pode voltar a comprar divisas no mercado para recompor as reservas internacionais.

Às 11h15, a moeda norte-americana subia 1,3%, negociada a R$ 2,403 na venda, depois de atingir ontem um novo piso, ao fechar a R$ 2,372 --menor cotação em mais de três anos.

A alta da moeda ocorreu logo após indicações do diretor de Política Monetária do Banco Central, Rodrigo Azevedo, de que a autoridade monetária pode voltar a atuar no câmbio

Segundo Azevedo, as compras de dólares feitas no mercado pelo BC em 2004 e no começo de 2005 "fizeram com que as reservas internacionais apresentassem uma melhora importante". "No entanto, esses níveis não indicam ainda um grau de conforto", disse ele, durante a abertura do 3º Congresso da Anbid (Associação Nacional de Bancos de Investimentos), em São Paulo.

"Certamente, o Banco Central voltaria a comprar dólares, se isso não gerasse volatilidade no mercado. Nós vamos analisar o ambiente [econômico] antes de atuar de novo [no mercado]", afirmou ele.

O BC não compra divisas no mercado desde o dia 16 de março e há 11 semanas não realiza leilão de "swap reverso", operação em que o banco oferece aos investidores (em geral, grandes bancos) contratos com remuneração atrelada aos juros (Selic) em troca ("swap" em inglês) da variação do câmbio em um determinado período.

Como hoje é o último dia do mês, há também maior disputa entre comprados e vendidos para a formação da Ptax (média do dólar), que servirá para a liquidação dos contratos futuros amanhã na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros).

Outro fator que pode ter efeito nas negociações no câmbio hoje é a divulgação de que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu apenas 0,3% no primeiro trimestre em relação aos últimos três meses do ano passado, registrando o pior desempenho desde o segundo trimestre de 2003, quando houve expansão de 0,1%, segundo dados do IBGE.

Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página