Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2005 - 13h37

Agropecuária é o único setor que cresceu no trimestre, diz IBGE

Publicidade

JANAINA LAGE
da Folha Online, no Rio

Apesar dos problemas climáticos enfrentados no início deste ano, a agropecuária foi o único setor, sob a ótica da produção, a sustentar o crescimento da economia no primeiro trimestre. O PIB (Produto Interno Bruto) registrou expansão de 0,3% na comparação com o quarto trimestre de 2004. A agropecuária cresceu 2,6% na mesma base de comparação.

Segundo a gerente de Contas Nacionais Trimestrais, Rebeca Palis, embora a agricultura tenha sofrido com a quebra de safra, o efeito é maior sobre as projeções do que sobre o crescimento efetivo do ano passado. "A quebra de safra ocorreu em relação ao que foi projetado e não em relação ao ano anterior", disse.

O IBGE utiliza o LSPA (Levantamento Sistemático da Produção Agrícola) de março. Segundo o instituto, os principais desempenhos positivos foram verificados na produção de soja e arroz em casca. Palis destaca também que a pecuária apresentou comportamento positivo no início deste ano.

Segundo a técnica do IBGE, o setor mais afetado pela desaceleração da economia foi a indústria, mais suscetível a mudanças na política econômica.

A perspectiva para a agropecuária nos próximos meses, no entanto, ainda é incerta na avaliação de Alex Agostini, economista da GRC Visão.

Segundo Agostini, os efeitos da estiagem no Rio Grande do Sul, o aumento de custos e a queda na rentabilidade com a apreciação do real ainda não foram captados no PIB do primeiro trimestre. "Nos próximos trimestres este número deve mostrar desaceleração", afirmou.

O desempenho negativo da indústria e dos serviços, que tiveram queda de 1% e de 0,2%, respectivamente, levou a GRC a alterar sua projeção de crescimento econômico para este ano de 3,5% para 3,1%.

Leia mais
  • IBGE revisa expansão do PIB de 2004 de 5,2% para 4,9%
  • Entenda o que é PIB e como é feito seu cálculo
  • Investimento no ano não paga 1 dia de juros

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o PIB
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página