Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2005 - 09h50

Euro cai com temor de nova rejeição à Constituição da UE na Holanda

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O euro registra queda em relação ao dólar nesta quarta-feira, refletindo o pessimismo quanto à integração econômica da União Européia devido ao "não" à Constituição européia na França, no referendo realizado no domingo (29) e já pressentindo um novo revés no referendo à Constituição que acontece hoje na Holanda.

A moeda européia estava cotada a US$ 1,2229 às 9h40 (em Brasília), um dos menores valores registrados desde outubro do ano passado. Em dezembro de 2004, o euro atingiu recorde de valorização ante o dólar, sendo negociado a US$ 1,3666.

Além da incerteza quanto ao futuro da Constituição européia, o BCE (Banco Central Europeu) revisou para baixo sua previsão de crescimento para os 12 países da zona do euro em 2005, para 1,4%, contra 1,6% da estimativa anterior.

A expectativa de crescimento para 2006 também foi reduzida, de 2,1% para 2%, e a de 2007, de 2,3% para 2,2%.

Os holandeses vão às urnas para votar o documento nesta quarta-feira. De acordo com as pesquisas, 60% dos 12 milhões de eleitores darão seu voto ao "não", com baixa participação do eleitorado.

Depois de longos meses de indiferença, tanto nos meios de comunicação como entre os políticos, a campanha se intensificou nas últimas três semanas, quando as pesquisas começaram a apontar um forte repúdio ao texto. As últimas pesquisas prevêem a vitória do "não" por quase 60%, mas o resultado francês pode elevar ainda mais este número.

O primeiro-ministro holandês, Jan Peter Balkenende, fez um último apelo aos holandeses nesta terça-feira, a favor do ""sim´ para garantir o progresso da economia".

A rejeição à Constituição não terá conseqüências na política interna na Holanda, ao contrário da França. Nesta terça-feira, Jean-Pierre Raffarin deixou o cargo de primeiro-ministro, que foi ocupado pelo ex-ministro do Interior Dominique de Villepin. Raffarin fez campanha a favor do "sim" à Constituição da UE.

A zona do euro (países que utilizam a moeda única) é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal. A UE inclui, além destes, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia, Reino Unido, República Tcheca e Suécia.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o preço do euro em relação ao dólar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página