Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2005 - 16h06

Fiesp quer ajudar Previdência a recadastrar aposentado

Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, disse hoje que as indústrias paulistas querem ajudar a Previdência no processo de recadastramento de aposentados e pensionistas.

Segundo ele, a Fiesp chegou até a apresentar uma proposta própria de recadastramento para o ministro da Previdência, Romero Jucá. "A nossa proposta foi muito bem recebida", disse Skaf.

Entre as propostas da Fiesp está uma parceria com as universidades para a utilização de estudantes universitários de todo o país no processo de recadastramento. "Seria uma espécie de reedição do projeto Rondom", afirmou Skaf.

O executivo afirmou ainda que a indústria poderia colaborar de outras formas com o recadastramento, inclusive financeiramente.

O projeto de recadastrar os 23 milhões de aposentados e pensionistas do INSS foi defendido anteriormente pelo ex-ministro Amir Lando, antecessor de Jucá. A idéia é combater a fraude e a concessão de benefícios irregulares.

Logo depois de assumir a Previdência, Jucá chegou a afirmar que não faria um recadastramento que obrigasse os aposentados e pensionistas a comparecer às agências do INSS para comprovar a regularidade de sua situação.

Segundo ele, o primeiro passo a ser tomado seria um cruzamento de informações para criar um banco de dados previdenciário com mais confiabilidade. Esse cruzamento levaria em conta informações da Receita Federal, SUS (Sistema Único de Saúde), TSE (Tribunal Superior Eleitoral), bancos, entre outros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre recadastramento dos aposentados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página