Publicidade
Publicidade
08/06/2005
-
19h46
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
O Carrefour Brasil anunciou hoje a compra de dez supermercados da bandeira BIG, todos localizados no Estado de São Paulo. As lojas, que pertenciam antes ao grupo Sonae, foram compradas por R$ 317 milhões.
Com essa transação, o Carrefour pretende melhorar sua participação no setor supermercadista brasileiro. Hoje, o grupo é o segundo do mercado, logo atrás do Pão de Açúcar. Em nota, o Carrefour informou que o negócio faz parte da estratégia mundial de "buscar uma posição de liderança nos mercados em que atua".
Além de tentar ganhar mercado por meio da aquisição de outras redes, o Carrefour também está investindo na construção de novas unidades. Duas novas lojas Carrefour serão inauguradas na próxima semana: uma em Fortaleza (CE) e outra em João Pessoa (PB).
Não é de hoje que o Sonae tenta se desfazer do BIG em São Paulo. O objetivo do grupo de origem portuguesa é para centrar sua atuação no sul do país, com as redes Nacional e Mercadorama.
Sonae
Procurada pela reportagem, a rede Sonae não comentou o assunto. O Sonae marcou uma coletiva de imprensa para as 9h de amanhã em Porto Alegre (RS) para divulgar um 'fato importante ao mercado varejista brasileiro'.
No site do grupo, o Sonae informa que a rede BIG possui 47 lojas no país: são 18 em São Paulo, nove no Paraná, cinco em Santa Catarina e 15 no Rio Grande do Sul.
A Folha Online apurou que o Sonae quer sair da capital de São Paulo. Por enquanto, a rede ficará apenas com as lojas BIG do interior.
Concentração
A aquisição anunciada hoje deve ampliar ainda mais a concentração do setor supermercadista. No ano passado, o faturamento dos cinco maiores grupos representou 40% da receita total. Em 2003, a participação desses cinco primeiros correspondia a 37% do faturamento total, segundo ranking divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
O Carrefour foi o segundo maior grupo supermercadista do país de 2004, com um faturamento de R$ 12,119 bilhões. O Sonae, dono da rede BIG, ficou em quarto lugar, com R$ 4,335 bilhões em faturamento.
O negócio
As lojas BIG deverão ser adaptadas para o formato do Carrefour até o final do mês. Os 2.700 funcionários da rede serão incorporados pelo Carrefour.
Das dez lojas compradas, sete ficam na cidade de São Paulo (São Miguel Paulista, Ipiranga, Tatuapé, Pirituba, Casa Verde, Tucuruvi e Morumbi), duas na Grande São Paulo (Santo André e Guarulhos) e uma no litoral (Santos). O faturamento desses dez hipermercados somou R$ 579 milhões em 2004.
Especial
Leia mais sobre o Sonae e o BIG
Carrefour compra dez supermercados BIG e amplia concentração no setor
Publicidade
da Folha Online
O Carrefour Brasil anunciou hoje a compra de dez supermercados da bandeira BIG, todos localizados no Estado de São Paulo. As lojas, que pertenciam antes ao grupo Sonae, foram compradas por R$ 317 milhões.
Com essa transação, o Carrefour pretende melhorar sua participação no setor supermercadista brasileiro. Hoje, o grupo é o segundo do mercado, logo atrás do Pão de Açúcar. Em nota, o Carrefour informou que o negócio faz parte da estratégia mundial de "buscar uma posição de liderança nos mercados em que atua".
Além de tentar ganhar mercado por meio da aquisição de outras redes, o Carrefour também está investindo na construção de novas unidades. Duas novas lojas Carrefour serão inauguradas na próxima semana: uma em Fortaleza (CE) e outra em João Pessoa (PB).
Não é de hoje que o Sonae tenta se desfazer do BIG em São Paulo. O objetivo do grupo de origem portuguesa é para centrar sua atuação no sul do país, com as redes Nacional e Mercadorama.
Sonae
Procurada pela reportagem, a rede Sonae não comentou o assunto. O Sonae marcou uma coletiva de imprensa para as 9h de amanhã em Porto Alegre (RS) para divulgar um 'fato importante ao mercado varejista brasileiro'.
No site do grupo, o Sonae informa que a rede BIG possui 47 lojas no país: são 18 em São Paulo, nove no Paraná, cinco em Santa Catarina e 15 no Rio Grande do Sul.
A Folha Online apurou que o Sonae quer sair da capital de São Paulo. Por enquanto, a rede ficará apenas com as lojas BIG do interior.
Concentração
A aquisição anunciada hoje deve ampliar ainda mais a concentração do setor supermercadista. No ano passado, o faturamento dos cinco maiores grupos representou 40% da receita total. Em 2003, a participação desses cinco primeiros correspondia a 37% do faturamento total, segundo ranking divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
O Carrefour foi o segundo maior grupo supermercadista do país de 2004, com um faturamento de R$ 12,119 bilhões. O Sonae, dono da rede BIG, ficou em quarto lugar, com R$ 4,335 bilhões em faturamento.
O negócio
As lojas BIG deverão ser adaptadas para o formato do Carrefour até o final do mês. Os 2.700 funcionários da rede serão incorporados pelo Carrefour.
Das dez lojas compradas, sete ficam na cidade de São Paulo (São Miguel Paulista, Ipiranga, Tatuapé, Pirituba, Casa Verde, Tucuruvi e Morumbi), duas na Grande São Paulo (Santo André e Guarulhos) e uma no litoral (Santos). O faturamento desses dez hipermercados somou R$ 579 milhões em 2004.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice