Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2005 - 11h39

Kirchner e Lavagna discutem com Palocci "BNDES da América do Sul"

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O presidente argentino, Néstor Kirchner, e o ministro argentino da Economia, Roberto Lavagna, estão reunidos nesta segunda-feira com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e com o ministro venezuelano da Economia, Nelson Merentes, para analisar a criação de um banco para financiar obras de infra-estrutura na América do Sul.

O encontro de hoje havia sido marcado pelos presidentes do Brasil, da Argentina e da Venezuela durante a Cúpula América do Sul-Países Árabes, realizada em Brasília no mês passado.

"Na ocasião, os presidentes concordaram quanto à necessidade de avançar na união física dos países, de criar um anel energético e sobre o financiamento das obras", disse o subsecretário de Integração Econômica da Argentina, Eduardo Sigal, ao jornal argentino "Clarín".

Os ministros, reunidos hoje, deverão analisar a criação de um banco de países sul-americanos, que poderia ser criado, segundo o "Clarín", a partir da fusão entre a CAF (Corporação Andina de Fomento), a CAN (Comunidade Andina de Nações) e o Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata, formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).

O Brasil já possui um banco de fomento para obras de infra-estrutura, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que neste ano tem um orçamento de R$ 60 bilhões.

Como os demais países da América do Sul não possuem uma fonte de fomento ao setor produtivo tão expressiva, o Brasil tem sido pressionado a conceder empréstimos por meio do BNDES também aos vizinhos, o que já vem acontecendo.

Palocci deverá se reunir amanhã novamente com Lavagna para discutir o comércio bilateral entre Brasil e Argentina, acrescenta o diário portenho.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Mercosul
  • Leia o que já foi publicado sobre o ministro Antonio Palocci
  • Leia o que já foi publicado sobre o ministro argentino Roberto Lavagna
  • Leia o que já foi publicado sobre o BNDES
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página