Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/06/2005 - 11h15

PF e Receita fazem maior operação de combate à sonegação da história

Publicidade

da Folha Online, em SP e Rio

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje operação que é considerada pela própria Receita a "maior ação de combate à sonegação de impostos da história".

Batizada pela PF de "Operação Cevada", a ação visa desmantelar uma rede de sonegação de impostos --como o Imposto de Renda e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)-- no setor de bebidas.

Segundo a PF, estão envolvidas a Schincariol, segunda maior fabricante de cerveja do Brasil, e parte de suas distribuidoras.

Segundo a assessoria de imprensa da Receita, a operação envolve 12 Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Tocantins), 134 mandados de busca e apreensão e 79 de prisão. Cerca de 180 servidores Receita e 830 da PF foram mobilizados.

As investigações começaram há cerca de dois anos pelo Serviço de Inteligência da Receita Federal. A partir de maio de 2004, as investigações se intensificaram, passando a ser realizadas por força-tarefa formada pela Receita, Ministério Público Federal e PF, com autorização da Justiça.

No andamento dos trabalhos, foram constatados indícios de fraudes tributárias e de crimes conexos.

A PF deve emitir nas próximas horas um balanço da operação. Procurada, a assessoria da Schincariol informou que ainda analisa a operação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sonegação de impostos
  • Leia o que já foi publicado sobre a Schincariol
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página