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17/06/2005
-
12h30
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
O conselho de administração da Varig se reuniu ontem à noite para definir um plano para salvar e companhia e evitar a devolução de aeronaves para empresas de "leasing".
O problema foi detonado pela ILFC (Internacional Lease Finance Corporation), que pediu a devolução de 11 aviões por falta de pagamento do contrato de arrendamento --seriam quatro devoluções imediatamente e uma por mês até janeiro de 2006.
Entre as possíveis soluções debatidas pela empresa estaria o pedido de recuperação judicial --mecanismo que substituiu a concordata com a entrada em vigor da nova Lei de Falências neste mês. Com a medida, a Varig tentaria evitar a devolução de suas aeronaves.
Procurada pela reportagem, a empresa não comentou essa possibilidade. Mas a Folha Online apurou que a Varig deve soltar um comunicado ainda hoje sobre o assunto.
O possível pedido de recuperação judicial teria sido decidido no encontro de ontem à noite. Também participaram do encontro membros do conselho curador a FRB (Fundação Ruben Berta) --controladora da Varig-- e do colégio deliberante --formado por 165 funcionários escolhidos por voto.
Nos últimos dias cresceram os rumores sobre o possível afastamento de David Zylbersztajn da presidência do conselho de administração da companhia. Mas fontes do setor disseram que o executivo decidiu permanecer à frente da Varig, apesar das dificuldades para equacionar as dívidas da aérea.
Esses rumores ficaram mais fortes após um possível veto da FRB ao plano de Zylbersztajn de fazer uma reestruturação societária na Varig. O objetivo do plano seria afastar a FRB do controle da Varig.
A fundação seria substituída por pessoa jurídica, que seria criada para assumir a gestão temporária da companhia.
A medida abriria caminho para a entrada da empresa estatal portuguesa TAP na companhia, que, no entanto, só pode adquirir até 20% da Varig de acordo com a legislação brasileira.
Especial
Leia mais sobre a Varig e a ILFC
Varig pode usar Lei de Falências para evitar perda de aeronaves
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da Folha Online
O conselho de administração da Varig se reuniu ontem à noite para definir um plano para salvar e companhia e evitar a devolução de aeronaves para empresas de "leasing".
O problema foi detonado pela ILFC (Internacional Lease Finance Corporation), que pediu a devolução de 11 aviões por falta de pagamento do contrato de arrendamento --seriam quatro devoluções imediatamente e uma por mês até janeiro de 2006.
Entre as possíveis soluções debatidas pela empresa estaria o pedido de recuperação judicial --mecanismo que substituiu a concordata com a entrada em vigor da nova Lei de Falências neste mês. Com a medida, a Varig tentaria evitar a devolução de suas aeronaves.
Procurada pela reportagem, a empresa não comentou essa possibilidade. Mas a Folha Online apurou que a Varig deve soltar um comunicado ainda hoje sobre o assunto.
O possível pedido de recuperação judicial teria sido decidido no encontro de ontem à noite. Também participaram do encontro membros do conselho curador a FRB (Fundação Ruben Berta) --controladora da Varig-- e do colégio deliberante --formado por 165 funcionários escolhidos por voto.
Nos últimos dias cresceram os rumores sobre o possível afastamento de David Zylbersztajn da presidência do conselho de administração da companhia. Mas fontes do setor disseram que o executivo decidiu permanecer à frente da Varig, apesar das dificuldades para equacionar as dívidas da aérea.
Esses rumores ficaram mais fortes após um possível veto da FRB ao plano de Zylbersztajn de fazer uma reestruturação societária na Varig. O objetivo do plano seria afastar a FRB do controle da Varig.
A fundação seria substituída por pessoa jurídica, que seria criada para assumir a gestão temporária da companhia.
A medida abriria caminho para a entrada da empresa estatal portuguesa TAP na companhia, que, no entanto, só pode adquirir até 20% da Varig de acordo com a legislação brasileira.
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