Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/06/2005 - 15h50

Airbus A380 faz primeira apresentação pública na França

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O novo Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo, foi a estrela do Paris Air Show, que aconteceu no campo aéreo de Le Bourget, nos arredores de Paris (França).

Enquanto alguns poucos profissionais do setor aéreo passaram em frente à nova versão do Boeing 777, centenas de pessoas disputavam um espaço para tirar uma foto, com câmeras digitais e telefones celulares, do gigante da Airbus.

Os que esperavam conhecer o interior da aeronave --que, à época de seu lançamento, foi chamada pelo presidente francês, Jacques Chirac, de Jacques Chirac, de "navio de cruzeiro dos céus"-- ficaram desapontados, no entanto. O público foi mantido a uma distância considerável por motivos de segurança.

A empresa montou um modelo de uma seção interna do avião no pavilhão principal da feira, mas a visitação não foi simples como em hamburgo, na Alemanha, onde o modelo foi exposto pela primeira vez.

"Apenas profissionais do setor deveriam ter acesso, mas muitos deles trouxeram familiares e crianças e ficou muito difícil lidar com tanta gente. Desta vez, apenas jornalistas e convidados muito especiais puderam entrar", disse a representante da Airbus Elena Zapata-Ferrer.

A rival americana Boeing, no entanto, disse ter superado a Airbus na venda de aviões médios. Analistas do setor aéreo dizem que ainda está em andamento a disputa entre ambas para ver qual obtém o maior número total de encomendas neste ano.

Em 2003, a feira teve resultados fracos, por ter sido afetada, entre outros fatores, pelo medo de viagens aéreas causado entre pela guerra no Iraque er por uma indústria aérea que ainda tentava sair da recessão em que caiu após o atentado terrorista contra o World Trade Center nos EUA em 11 de setembro de 2001.

Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros, mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros.

O A380 consumiu mais de dez anos e cerca de 12 bilhões de euros (R$ 35,1 bilhões) para ser desenvolvido.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Airbus A380
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página