Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2005 - 19h01

Petrobras poderá alcançar auto-suficiência a partir de setembro

Publicidade

PATRICIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A Petrobras poderá alcançar a auto-suficiência a partir de setembro deste ano, antecipando o prazo previsto para dezembro ou janeiro próximos.

De acordo com o presidente da estatal, José Eduardo Dutra, a empresa poderá falar em auto-suficiência de forma sustentável com a entrada em operação da P-50, esperada para setembro.

Os picos de produção da Petrobras, que já chegaram a 1,75 milhão de barris, já se aproximam do consumo nacional, mas a coincidência entre o volume de produção e o consumo em um determinado dia ainda não significa a auto-suficiência, já que é necessário uma folga nessa contabilização para a manutenção de equipamentos.

Otimismo

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, chegou dizer hoje que a auto-suficiência poderia ser alcançada ainda neste mês, durante discurso de posse do novo ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau.

Mas a estatal explicou que a ministra referia-se provavelmente aos recordes de produção alcançados recentemente pela Petrobras, e que já se aproximam do volume de produção, o que não pode ser considerado como auto-suficiência, porque é alcançado em um dia e no outro não.

Dutra, que deverá deixar o comando da Petrobras com a reforma ministerial, foi elogiado pela ministra durante a solenidade de posse do novo ministro. Segundo ela, a gestão de Dutra foi bem sucedida tanto na área de petróleo quanto de gás, com destaque para o processo de internacionalização da estatal.

Dilma Rousseff também destacou que o petróleo brasileiro está "bastante valorizado" e que a 7a rodada de licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo) deverá ser uma das mais concorridas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Petrobras
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página