Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 12h33

Greve tem adesão de 95% e pára atendimento da Receita, diz sindicato

Publicidade

da Folha Online

A paralisação dos técnicos da Receita Federal que acontece entre hoje e sexta-feira tem a adesão de 90% a 95% dos 6.500 funcionários da categoria, segundo o diretor de comunicação do Sindireceita (Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal), José Henrique Pereira,

Ele também afirmou que dos seis centros de atendimento da Receita Federal localizados na cidade de São Paulo, nenhum deles funcionou hoje.

A unidade localizada na Luz (região central da cidade), no entanto, está aberta para atendimento apenas de pessoas portadoras de deficiência física, gestantes, idosos e cidadãos em último dia de prazo para entrega ou retirada de documentação.

Procurada, a Receita Federal informou que não se manifesta sobre paralisações de funcionários e que não poderia confirmar nem desmentir os números de adesão apresentados pelo Sindireceita.

Os técnicos protestam contra o que chamam de "falta de transparência" do governo federal na criação da "Super-Receita", órgão que deve surgir a partir da fusão dos setores de arrecadação e fiscalização da Receita e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Além da paralisação de três dias, os técnicos também fazem manifestações em diversos Estados. Na cidade de São Paulo, o protesto reuniu cerca de 250 funcionários em frente ao prédio do Ministério da Fazenda localizado na Luz, segundo o sindicato.

O protesto foi bem-humorado. O sindicato colocou seis homens carecas --em alusão a Marcos Valério, acusado de ser o operador do 'mensalão'-- e seis homens com cuecas cheias de dinheiro cenográfico --lembrando José Adalberto Vieira da Silva, petista preso no aeroporto de Congonhas com R$ 200 mil em uma valise e US$ 100 mil presos ao corpo na cueca-- para protestar contra o governo.

Eles distribuíram notas de dinheiro cenográfico e uma carta aberta à população em protesto contra a falta de transparência para a criação da 'Super-Receita'.

O Sindireceita também informou que na próxima semana pode ser marcada uma nova paralisação caso a Receita não atenda as reivindicações. A decisão deve ser tomada em assembléia amanhã.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a greve na Receita
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página