Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2005 - 16h23

Serasa e Fiesp lançam banco de dados gratuito para pequena empresa

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online

A Serasa e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) disponibilizam a partir desta quinta-feira um banco de dados de indicadores econômico-financeiros sobre 10 mil indústrias brasileiras entre 2000 e 2005.

O objetivo, segundo as entidades, é auxiliar principalmente micro, pequenos e médios empresários a avaliar o desempenho de sua empresa comparativamente frente a outras do setor.

As informações estão disponíveis no site da Fiesp e podem ser acessadas de forma gratuita por qualquer internauta nos primeiros dias de funcionamento. Segundo as entidades, as informações serão posteriormente fornecidas de forma gratuita somente para os associados da federação.

Para acessar o banco de dados, o internauta precisa clicar no ícone "competitividade" e depois em "clique aqui".

Os indicadores econômico-financeiros são distribuídos em cinco grupos: rentabilidade, nível de atividade, estrutura de capitais, capacidade de pagamento de dívidas e gestão do capital de giro.

Segundo Laércio de Oliveira Pinto, do setor de Produtos da Pessoa Jurídica da Serasa, entre 2000 e 2005, o aumento do faturamento das pequenas e médias empresas foi de 17,7%, enquanto que as grandes indústrias tiveram uma expansão de 53,4%.

As pequenas e médias apresentaram ainda maior endividamento com fornecedores que as grandes empresas no período, segundo ele.

De acordo com José Ricardo Roriz Coelho, diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, o banco de dados funcionará como um "termômetro para investimentos". "Ao comparar sua empresa com a média do setor e com outros setores, pode-se traçar estratégias de investimento de médio e longo prazo", afirma.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre banco de dados para pequenas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página