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03/08/2005
-
18h38
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
A Gol --que entrou em operação em 2001-- pioneira na exploração do conceito low-cost low-fare (custo baixo e tarifa baixa) no país ganhou duas novas concorrentes. O DAC (Departamento de Aviação Civil) assinou hoje contratos de concessão para operação de transporte aéreo regular com a BRA e TAF. No mês passado, a Webjet também entrou em operação utilizando esse mesmo conceito de empresa de baixo custo.
As novas concorrentes da Gol não são tão novatas assim. As duas já atuavam no mercado aéreo brasileiro como empresas de charter (fretamento). A BRA já tem seis anos de funcionamento. E a TAF foi fundada em 1957.
A diferença é que agora, como empresas regulares, elas terão de seguir rígidos critérios de regularidade, pontualidade e eficiência operacional --definidos pelo DAC.
BRA
O presidente da BRA, Humberto Folegatti, disse que a companhia já nasce como a quarta maior empresa regular de aviação. "Deveremos transportar 1,7 milhão de pessoas neste ano." No ano passado, a BRA transportou 1,5 milhão de passageiros.
Segundo ele, a BRA se prepara para ampliar sua frota --composta por nove aparelhos-- e chegar ao fim do ano com mais seis aviões. Com isso, a empresa estará equipada para lançar novas rotas. A BRA voa hoje para 30 destinos nacionais. A empresa manterá a operação de vôos charters para destinos internacionais.
Com a alteração da licença da BRA para empresa regular, a companhia passará a operar vôos a partir do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, um dos mais disputados do país.
TAF
O diretor-comercial da TAF, Ariston Filho, afirmou que a empresa também pretende aproveitar a transformação da licença de vôo charter para regular para ampliar as operações da companhia aérea. A TAF voa hoje para Fortaleza, Belém e Macapá. A empresa também mantém um vôo para a Guiana Francesa.
Segundo ele, o foco das operações da TAF será a ligação aérea entre os aeroportos do eixo Norte-Nordeste do país. A TAF possui hoje quatro aeronaves.
A TAF faz parte de um grupo que também possui uma empresa de táxi-aéreo --com 20 aeronaves-- e uma oficina de manutenção de aviões.
Especial
Leia mais sobre a BRA
BRA e TAF vão disputar mercado aéreo de baixo custo com Gol e WebJet
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da Folha Online
A Gol --que entrou em operação em 2001-- pioneira na exploração do conceito low-cost low-fare (custo baixo e tarifa baixa) no país ganhou duas novas concorrentes. O DAC (Departamento de Aviação Civil) assinou hoje contratos de concessão para operação de transporte aéreo regular com a BRA e TAF. No mês passado, a Webjet também entrou em operação utilizando esse mesmo conceito de empresa de baixo custo.
As novas concorrentes da Gol não são tão novatas assim. As duas já atuavam no mercado aéreo brasileiro como empresas de charter (fretamento). A BRA já tem seis anos de funcionamento. E a TAF foi fundada em 1957.
A diferença é que agora, como empresas regulares, elas terão de seguir rígidos critérios de regularidade, pontualidade e eficiência operacional --definidos pelo DAC.
BRA
O presidente da BRA, Humberto Folegatti, disse que a companhia já nasce como a quarta maior empresa regular de aviação. "Deveremos transportar 1,7 milhão de pessoas neste ano." No ano passado, a BRA transportou 1,5 milhão de passageiros.
Segundo ele, a BRA se prepara para ampliar sua frota --composta por nove aparelhos-- e chegar ao fim do ano com mais seis aviões. Com isso, a empresa estará equipada para lançar novas rotas. A BRA voa hoje para 30 destinos nacionais. A empresa manterá a operação de vôos charters para destinos internacionais.
Com a alteração da licença da BRA para empresa regular, a companhia passará a operar vôos a partir do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, um dos mais disputados do país.
TAF
O diretor-comercial da TAF, Ariston Filho, afirmou que a empresa também pretende aproveitar a transformação da licença de vôo charter para regular para ampliar as operações da companhia aérea. A TAF voa hoje para Fortaleza, Belém e Macapá. A empresa também mantém um vôo para a Guiana Francesa.
Segundo ele, o foco das operações da TAF será a ligação aérea entre os aeroportos do eixo Norte-Nordeste do país. A TAF possui hoje quatro aeronaves.
A TAF faz parte de um grupo que também possui uma empresa de táxi-aéreo --com 20 aeronaves-- e uma oficina de manutenção de aviões.
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