Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2005 - 17h02

Hélio Costa substitui segundo escalão do Ministério das Comunicações

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Depois de anunciar no mês passado o assessor especial do Ministério das Comunicações, Jean-Claude Frajmund, como novo secretário-executivo, o ministro Hélio Costa mudou de idéia e nomeou hoje o ex-presidente da DataPrev, Tito Cardoso de Oliveira Neto, para o cargo.

Ligado ao PMDB, Oliveira Neto é uma indicação do ex-ministro Romero Jucá (PMDB-RR) e do senador Luiz Otávio (PMDB-PA). Ele estava na DataPrev desde maio de 2004, quando assumiu a diretoria de Negócios da estatal, tendo chegado à presidência em abril deste ano, e deixou o cargo na semana passada, quando o novo ministro da Previdência, Nelson Machado, que é do PT, decidiu substituir o comando da estatal por um auditor.

Graduado em Engenharia Civil, o novo secretário-executivo do Ministério das Comunicações, também foi diretor financeiro da Assembléia Legislativa do Pará.

Com a desistência de Costa, Frajmund, que tinha o apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e dos senadores José Sarney (PMDB-AP) e Ney Suassuna (PMDB-PB) deverá deixar o Ministério das Comunicações.

A Folha Online apurou que Costa desistiu de nomear o ex-assessor para a secretaria executiva depois de avaliar que Frajmund seria ligado a Paulo Lustosa, secretário-executivo na gestão de Eunício Oliviera, e que chegou a ser cotado para assumir o Ministério em disputa com Costa.
Existem articulações para mantê-lo em projetos de inclusão digital no governo, mas ele ainda não foi convidado formalmente para nenhum cargo.

Hélio Costa também nomeou hoje o engenheiro eletricista Roberto Pinto Martins para a Secretaria de Telecomunicações. Martins, que é do quadro técnico do Ministério de Ciência e Tecnologia, já foi secretário de Políticas de Informática da pasta, e atuava até hoje como coordenador geral de Tecnologia da Informação dessa mesma secretaria.

Ele é mestre em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Gráfica pela Universidade de Campinas.

Mal-estar

As substituições feitas recentemente pelo ministro Hélio Costa têm provocado mal-estar entre técnicos do Ministério. Além dos dois secretários nomeados hoje, por meio de portarias publicadas no "Diário Oficial" da União, o ministro ainda deverá indicar nos próximos dias o novo secretário de Comunicação Eletrônica de Massa.

A Folha Online apurou que o escolhido deverá ser o ex-secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Levy Leite, mas as mudanças não deverão parar por aí. Alguns técnicos, hoje com cargos de assessores especiais também já foram avisados que poderão ser substituídos.

A avaliação de técnicos do setor é a de que a 'memória' do ministério estaria sendo perdida, o que poderá prejudicar o andamento de projetos da pasta.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página