Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2005 - 10h48

Dólar tem leve baixa de 0,08% e Bovespa sobe 0,37% à espera de Copom

Publicidade

da Folha Online

O mercado financeiro brasileiro começa a operar em compasso de espera, em razão da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central que tem início hoje e termina amanhã com a decisão sobre a trajetória do juro básico nos próximos 30 dias.

Às 10h44, o dólar registrava leve baixa de 0,08%, para R$ 2,329 na venda. A Bovespa abriu o pregão estável, chegou a recuar um pouco em seguida mas já inverteu o movimento e sobe 0,37%, apesar do desempenho negativo das Bolsas dos EUA.

O juro básico (Selic) da economia brasileira está em 19,75% ao ano. O mercado financeiro está dividido sobre qual será a decisão do Copom. Parte do mercado aposta na manutenção da taxa, por conta principalmente do avanço do preço do petróleo.

Mas há também expectativa de uma redução no juro, em razão principalmente das quedas nas previsões de inflação para 2005.

O boletim Focus, divulgado ontem pelo Banco Central, apontou queda nas expectativas de inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, do IBGE) pela 13ª semana consecutiva. A previsão de taxa para 2005 passou de 5,5% para 5,4%. A meta ajustada perseguida pela autoridade monetária é de 5,1%.

As estimativas de juros futuros negociados na BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros), entretanto, apontam estabilidade. O vencimento de setembro, o mais próximo, indica taxa de 19,62% ao ano, próximo ao fechamento de ontem (19,63%). A previsão de taxa para outubro está em 19,50% ao ano, levemente inferior ao 19,52% de ontem.

O cenário político também continua sendo monitorado pelo mercado. Os integrantes da CPI dos Correios definem hoje como e onde ouvirão o depoimento do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, o Toninho da Barcelona, preso em Avaré, interior de São Paulo, por evasão de divisas.

Especial
  • Acompanhe a cotação do dólar durante o dia
  • Leia o que já foi publicado sobre a cotação do dólar
  • Leia o que já foi publicado sobre a Bovespa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página