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18/08/2005
-
15h10
FABIANA FUTEMA
da Folha Online
As vendas do setor de eletroeletrônicos foram embaladas no primeiro semestre do ano pelo desempenho dos DVDs. O setor, como um todo, registrou de janeiro a junho um incremento nas vendas de 16,28% frente a igual período de 2004. Sem contabilizar as vendas de DVDs, o aumento teria sido de 8%.
Essa diferença pode ser explicada pela continuidade do ritmo acelerado das vendas de DVDs. No primeiro semestre, as vendas deste produto cresceram 122,25% na comparação com igual período do ano passado, segundo balanço divulgado hoje pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).
"Os DVDs tiveram um desempenho excepcional de vendas no primeiro semestre", disse o presidente da Eletros, Paulo Saab.
Segundo ele, o bom desempenho do setor pode ser explicado pela reduzida variação de preços dos eletroeletrônicos. No primeiro semestre, os preços desses produtos no varejo tiveram uma variação de 0,62%. No mesmo período, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) medido pela Fipe subiu 2,72%.
Saab disse que os dados do primeiro semestre ainda não captaram os possíveis efeitos da atual crise política sobre o nível de confiança do consumidor. "Ainda não sabemos como essa situação vai influenciar as vendas."
Mesmo sem dimensionar esse impacto, Saab manteve a estimativa de crescimento nas vendas do setor no ano de 2005 entre 8% e 10%.
DVDs
A popularização dos aparelhos de DVD está puxando para cima as vendas de produtos eletroeletrônicos. Só no ano passado, foram vendidos cerca de 3 milhões de aparelhos, um incremento de 80% na comparação com 2003.
Com esse resultado, o parque instalado de DVDs subiu para aproximadamente 6,5 milhões de unidades ao final de 2004.
A Eletros ainda não possui, em unidades, o total de DVDs vendidos no país neste primeiro semestre. Mas a entidade informa que essa categoria mantém o ritmo de crescimento verificado nos anos anteriores.
Em 1999, quando os primeiros aparelhos foram lançados no país, ainda com preços altos, apenas 25 mil unidades foram comercializadas. Esse volume subiu para 195 mil aparelhos em 2000. Em 2001 foram vendidos mais 588 mil DVDs. No ano seguinte, mais de 1 milhão de DVDs chegaram aos lares brasileiros.
Hoje, um aparelho pode ser comprado a prazo por cerca de R$ 300. Quando chegou ao Brasil, o aparelho mais barato não saía por menos de R$ 1.000.
"A popularização do DVD foi beneficiada pela queda do preço do aparelho", disse Paulo Saab, presidente da Eletros.
Segmentação
Por segmento, as vendas dos produtos de linha branca registraram um avanço de 5,63% no primeiro semestre. No setor de eletroportáteis, o crescimento foi de 4,81%.
Na linha de imagem e som, a alta nas vendas foi de 34,24% --sem considerar o "efeito DVD, a ampliação foi de 12,85%.
Dentro da linha de imagem e som, outros produtos também tiveram desempenho de vendas acima da média de todo o setor. Esse é o caso dos radiogravadores (45,61%) e televisores (23,10%).
Na linha branca, os destaques foram os refrigeradores, com expansão nas vendas 12,02%, seguidos pelas lavadoras automáticas --com vendas 7,12% maiores.
No segmento de eletroportáteis, a Eletros verificou um aumento nas vendas de liqüidificadores de 23,74% no primeiro semestre.
Especial
Leia mais sobre a Eletros
DVDs embalam vendas de eletroeletrônicos no primeiro semestre
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As vendas do setor de eletroeletrônicos foram embaladas no primeiro semestre do ano pelo desempenho dos DVDs. O setor, como um todo, registrou de janeiro a junho um incremento nas vendas de 16,28% frente a igual período de 2004. Sem contabilizar as vendas de DVDs, o aumento teria sido de 8%.
Essa diferença pode ser explicada pela continuidade do ritmo acelerado das vendas de DVDs. No primeiro semestre, as vendas deste produto cresceram 122,25% na comparação com igual período do ano passado, segundo balanço divulgado hoje pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).
"Os DVDs tiveram um desempenho excepcional de vendas no primeiro semestre", disse o presidente da Eletros, Paulo Saab.
Segundo ele, o bom desempenho do setor pode ser explicado pela reduzida variação de preços dos eletroeletrônicos. No primeiro semestre, os preços desses produtos no varejo tiveram uma variação de 0,62%. No mesmo período, o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) medido pela Fipe subiu 2,72%.
Saab disse que os dados do primeiro semestre ainda não captaram os possíveis efeitos da atual crise política sobre o nível de confiança do consumidor. "Ainda não sabemos como essa situação vai influenciar as vendas."
Mesmo sem dimensionar esse impacto, Saab manteve a estimativa de crescimento nas vendas do setor no ano de 2005 entre 8% e 10%.
DVDs
A popularização dos aparelhos de DVD está puxando para cima as vendas de produtos eletroeletrônicos. Só no ano passado, foram vendidos cerca de 3 milhões de aparelhos, um incremento de 80% na comparação com 2003.
Com esse resultado, o parque instalado de DVDs subiu para aproximadamente 6,5 milhões de unidades ao final de 2004.
A Eletros ainda não possui, em unidades, o total de DVDs vendidos no país neste primeiro semestre. Mas a entidade informa que essa categoria mantém o ritmo de crescimento verificado nos anos anteriores.
Em 1999, quando os primeiros aparelhos foram lançados no país, ainda com preços altos, apenas 25 mil unidades foram comercializadas. Esse volume subiu para 195 mil aparelhos em 2000. Em 2001 foram vendidos mais 588 mil DVDs. No ano seguinte, mais de 1 milhão de DVDs chegaram aos lares brasileiros.
Hoje, um aparelho pode ser comprado a prazo por cerca de R$ 300. Quando chegou ao Brasil, o aparelho mais barato não saía por menos de R$ 1.000.
"A popularização do DVD foi beneficiada pela queda do preço do aparelho", disse Paulo Saab, presidente da Eletros.
Segmentação
Por segmento, as vendas dos produtos de linha branca registraram um avanço de 5,63% no primeiro semestre. No setor de eletroportáteis, o crescimento foi de 4,81%.
Na linha de imagem e som, a alta nas vendas foi de 34,24% --sem considerar o "efeito DVD, a ampliação foi de 12,85%.
Dentro da linha de imagem e som, outros produtos também tiveram desempenho de vendas acima da média de todo o setor. Esse é o caso dos radiogravadores (45,61%) e televisores (23,10%).
Na linha branca, os destaques foram os refrigeradores, com expansão nas vendas 12,02%, seguidos pelas lavadoras automáticas --com vendas 7,12% maiores.
No segmento de eletroportáteis, a Eletros verificou um aumento nas vendas de liqüidificadores de 23,74% no primeiro semestre.
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