Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2005 - 17h42

Europa ameaça banir empresa aérea que descumprir regras de segurança

Publicidade

da Folha Online

A União Européia vai elaborar dentro de até seis meses uma lista de empresas aéreas que descumprem as regras de segurança e perderão a autorização para voar na região.

A França e a Alemanha, que adotaram regras de segurança mais rígidas para as companhias aéreas antes que os demais países do bloco, devem apresentar suas listas de companhias banidas já na segunda-feira.

Os quatro acidentes fatais envolvendo aviões ocorridos somente neste mês apressaram a decisão da UE de banir empresas, segundo a Comissão Européia (braço executivo da UE). No total, mais de 330 pessoas morreram nos acidentes.

"Nós esperamos que a lista seja adotada muito breve, no final deste ano ou no começo do próximo", disse o porta-voz da comissão Rupert Krietemeyer.

Ele explicou que cada país europeu deverá divulgar sua própria lista. O objetivo é que a empresa que seja incluída em alguma dessas listas não possa voar em nenhum dos países da UE.

A Comissão Européia apresentou o projeto da lista em fevereiro, mas todos os governos dos 25 países do bloco e o Parlamento Europeu ainda precisam aprovar a medida.

Em 16 de agosto, um avião da West Caribbean caiu na Venezuela, matando 160 pessoas. No último dia 14, um avião que se dirigia do Chipre para a República Checa colidiu com uma montanha na Grécia, causando a morte de 121.

Além disso, quarenta pessoas morreram quando um Boeing 737-200 da TANS caiu no Peru e deixou 40 mortos. Por último, em 6 de agosto 13 morreram com a queda de avião fretado da Tunísia no mar Mediterrâneo.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre acidentes de avião
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página