Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2005 - 13h21

Após 6 semanas em greve, técnicos da Receita retomam trabalho amanhã

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online

Os técnicos da Receita Federal em todo o país voltam ao trabalho amanhã após realizarem uma greve que durou seis semanas e teve a adesão de cerca de 95% da categoria.

Segundo o Sindireceita (Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal), apurados os votos de 77 das 78 unidades da Receita que realizaram assembléia, 77,34% dos técnicos decidiram pelo retorno ao trabalho. Os votos da unidade que ainda não teve seus votos contabilizados --a de Salvador (BA)-- não são capazes de reverter o resultado.

O sindicato também informou, entretanto, que 97% dos técnicos votaram pela continuidade do "estado de mobilização" --o que significa que os técnicos podem voltar a fazer paralisação caso suas reivindicações não sejam atendidas.

A decisão de suspender a paralisação ocorreu após reunião do ministro Antonio Palocci (Fazenda) com representantes dos técnicos na quarta-feira passada.

A paralisação foi motivada pelas diferenças salariais existentes entre os técnicos e os auditores da Receita --o salário inicial do técnico é de R$ 3.900 enquanto o auditor recebe R$ 7.700 ao assumir o cargo.

Para o Sindireceita, as duas carreiras exigem nível de educação superior e as funções são muitas vezes equivalentes. Por esse motivo, não existiria motivo para diferença salarial tão grande.

Os técnicos esperam que a equalização gradual dos salários seja regulamentada junto com a medida provisória 258, que cria a "Super-Receita"--órgão que reúne as secretarias da Receita Federal (do Ministério da Fazenda) e da a Receita Previdenciária (do Ministério da Previdência).

Nas últimas seis semanas, a greve restringiu o atendimento em boa parte dos postos da Receita aos portadores de deficiência física, gestantes, idosos e cidadãos em último dia de prazo para entrega ou retirada de documentação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a greve dos técnicos da Receita
  • Leia o que já foi publicado sobre a Sindireceita
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página