"Descoberta" de supostos diários de Hitler completa 25 anos
da Deutsche Welle, na Alemanha
Na sua edição de 25 de abril de 1983, a revista "Stern" noticiou que Hitler havia escrito mais de 60 diários, de junho de 1932 a meados de abril de 1945.
A sensação parecia perfeita. Depois de três anos de investigação, o jornalista Gerd Heidemann, da revista "Stern", dizia ter encontrado os "Diários de Hitler" e que "grande parte da história do Terceiro Reich teria de ser reescrita".
| Deutsche Welle |
![]() |
| Konrad Kujau apresenta os supostos diários de Hitler à imprensa; documentos causaram furor |
O editor-chefe Peter Koch não tinha dúvidas quanto à autenticidade dos diários, supostamente comprovada pela revista por renomados historiadores e peritos em análise de caligrafia.
Outros meios de comunicação suspeitavam tratar-se de uma jogada publicitária da "Stern". Para uns, os documentos eram uma bomba política; para outros, uma falsificação de alto nível.
O jornal francês "Le Figaro" supunha que os diários vinham da KGB. A Academia de Ciências de Moscou os considerava obra de neonazistas, enquanto o ex-espião inglês George Young via neles um produto do Stasi, o serviço secreto da Alemanha Oriental.
Leia mais
- Mostra na Alemanha reúne fotos do Brasil
- Genialidade de Lygia Clark está em sua delicadeza, diz artista
Especial


