Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2009 - 11h22

Engenheiro da Nasa afirma que ser humano chegará a Marte

da Deutsche Welle, na Alemanha

O engenheiro alemão Jesco von Puttkamer afirmou que, 40 anos após a chegada em solo lunar, a Nasa quer conquistar o planeta Marte.

Em 20 de julho de 1969, o primeiro ser humano pisou na Lua graças ao projeto Apollo. O engenheiro alemão Jesco von Puttkamer foi um dos membros da equipe liderada por Wernher von Braun que, na sede da Nasa em Huntsville, Alabama, desenvolveu o programa.

Nascido em Leipzig em 1933, Von Puttkamer imigrou para os Estados Unidos 30 anos depois. Com o final das missões lunares, ele passou a trabalhar na Nasa como engenheiro e planejador de projetos como as missões Skylab e o ônibus espacial.

Comentários dos leitores
Dante Luz (13) 02/02/2010 07h32
Dante Luz (13) 02/02/2010 07h32
jorge lazauskas
Não é estranho, as tecnologias mudam e somem, peça aos Franceses para criar um Concorde hoje, vai levar anos...nada daquela epoca, anos 60, existe.
Os onibus espaciais estão sendo aposentados por que não tem como serem reparados, não existem peças, nem PC 8080, tudo teria que ser modificado, retestado e no fim não valeria a pena. E muito melhor se assumir o custo de outro projeto. Pense numa coisa, a Volk hoje não tem tecnologia para fabricar um fusca. Foi tudo sucateado, ela pode até fazer mas vai levar anos.
sem opinião
avalie fechar
Helder Imoto (2) 02/02/2010 03h19
Helder Imoto (2) 02/02/2010 03h19
Entre construir toda tecnologia que levou o homem a lua ou imaginar todo o trabalho de se fazer uma farsa dessa magnitude e, principalmente manter o povo que sabe calado, eu ainda fico com a primeira "teoria". Ao menos ainda podemos ver no dia-a-dia o fruto desse trabalho (do GPS ao relógio digital).
O que acaba com qualquer teoria de conspiração maquiavélica e megalomaníaca é a incapacidade de o ser humano ficar calado (mesmo sob juramento ou ameaça). Os farsantes que faziam os círculos nas plantações e os que criaram o monstro do lago Ness já admitiram sua farsa (porém o povo nessa hora finge não ouvir). É improvável achar que mesmo a NASA, NSA, CIA ou FBI iriam conseguir calar centenas de ex-agentes ou engenheiros. Um deles, por fama, culpa ou dinheiro iria abrir o bico e mostrar provas da farsa. Nem que fosse em seu leito de morte.
sem opinião
avalie fechar
Jose Silva (3) 01/02/2010 18h05
Jose Silva (3) 01/02/2010 18h05
O mais aborrecido é ver os crentes chamarem os cépticos de supersticiosos, imaturos, desmancha prazeres, etc...
Por ter curso superior, pós-graduação, mestrado, ser coordenador de cursos, não posso ser taxado de ignorante e acreditar em crendices populares. Sou um cientista e como tal analiso evidências.
Como tal, as evidências de qualquer voo tripulado à lua são fracas. Baseando-me somente nas provas oferecidas pela NASA é muito, digo MUITO, difícil acreditar. Por enquanto, e pelas provas apresentadas tenho total liberdade de dizer que os crentes acreditam em tudo que lhes é dito, sem o mínimo de filtros e conhecimento. Se fossem mais interessados no tema saberiam que até a data (69) os russos dominavam o espaço, em tudo ! Até hoje é assim.
Vocês se lembram da SKYLAB (USA), pois ela caiu ! A MIR tá lá até hoje. Na verdade, nem deveria chamar de astronautas, mas sim cosmonautas, pois quem baptizou o espaço foram os russos. Se eles não conseguiram, baby, os americanos dificilmente teriam tecno pra chegar lá
Mas eu acho que acreditar é um dom. Neste caso da lua, um ato de fé !
O Sr. Alberto Brasil, diz que apontou um telescópio para lua e viu a bandeira. Bem, ele é o único, deveria inclusive ter tirado uma foto, quem sabe, pois NINGUÉM tem uma imagem semelhante. Apontava um pouco mais ao lado e seguramente via o jipe.
sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (245)
Termos e condições
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade