Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2002 - 16h21

Fuvest encerra venda de manuais para 2003

da Folha Online

Os vestibulandos que não adquiriram o manual da Fuvest nem pagaram a taxa de inscrição perderam a chance de participar de um dos mais importantes vestibulares do país. A instituição encerrou hoje, às 16h, o processo que precede a efetivação das inscrições.

Até a última segunda-feira, foram vendidos cerca de 120 mil exemplares do manual. Segundo a Fuvest, hoje esse número pode ter aumentado para 190 mil.

Os candidatos que cumpriram o prazo estipulado pela fundação, e ainda não confirmaram a participação no vestibular da instituição, no último sábado (14), precisam entregar as fichas preenchidas e pagas, no próximo final de semana, dias 21 e 22, nos postos autorizados, das 9h às 16h. Confira os locais aqui.

A Fuvest recomenda que o candidato escolha um posto próximo ao local onde mora, pois as provas serão em colégios próximos aos locais de atendimento.

Quem perder esse período terá uma última chance de entregar a inscrição, desde que já a tenha pago. O estudante poderá pagar uma taxa adicional de R$ 10, no dia 23, no Banespa da Cidade Universitária, em São Paulo, e, no mesmo dia, entregar a ficha de inscrição na ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo).

Cerca de 50 mil estudantes já confirmaram a inscrição no vestibular da Fuvest. No primeiro dia de entrega das fichas, no sábado passado, os 40 postos da instituição receberam, só na capital paulista, 23.484 estudantes. No interior, 25.213 vestibulandos compareceram aos locais de inscrição.

Neste ano, a USP oferecerá 8.331 vagas para 136 cursos.

Mudanças
A primeira fase da Fuvest, em 17 de novembro, será diferente em relação ao último vestibular da instituição. A partir deste ano, as provas serão aplicadas em um único dia.

O candidato terá cinco horas para resolver uma prova de cem testes de múltipla escolha. Os exames de história, geografia, matemática, física, química e biologia terão 12 questões. O exame de língua portuguesa será composto por 20 testes e o de língua inglesa, por oito questões.

A fórmula de cálculo da nota de corte também mudou, e um número menor de candidatos deverá passar para a etapa seguinte. Serão chamados para a segunda fase, no máximo, três candidatos por vaga, nas carreiras mais disputadas, e 1,4, nas de menor concorrência.

Provas
Os candidatos que se inscreveram para os cursos da ECA (Escola de Comunicação e Artes) farão as provas específicas entre os dias 13 e 20 de outubro.

No dia 7 de novembro, a fundação vai divulgar os locais dos exames da primeira fase, que acontece no dia 17 do mesmo mês.

A lista de convocados para a segunda fase, que será aplicada entre 5 e 10 de janeiro, será divulgada no dia 18 de dezembro.

O resultado do processo seletivo sai no dia 5 de fevereiro.

Livros obrigatórios
Como todos os anos, a Fuvest solicitou aos candidatos a leitura de uma lista de livros literários para a realização da provas de língua portuguesa. Confira:

  • Os Lusíadas - episódios de Inês de Castro (III, 118-135) e do Velho do Restelo (IV, 90-104) (Camões);
  • Memórias de um sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida);
  • O primo Basílio (Eça de Queirós);
  • Libertinagem (Manuel Bandeira);
  • Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis);
  • Macunaíma (Mário de Andrade);
  • A hora da estrela (Clarice Lispector);
  • Primeiras estórias (João Guimarães Rosa).

    A fundação é responsável pelas provas da USP (Universidade de São Paulo), da Santa Casa e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco).

    Mais informações no site www.fuvest.br
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página