Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2002 - 11h34

Informática assume parte do papel tradicional do contador

da Folha de S.Paulo

A informática assumiu uma parte da função tradicional do contador. Os programas de computador já oferecem ferramentas que facilitam o processo de escrituração das contas de uma empresa. Hoje, o cientista contábil assumiu a função de assessor das decisões de uma companhia em razão dos conhecimentos que possui sobre os processos contábeis que ocorrem na empresa.

Para isso, além de possuir noções técnicas, o profissional precisa ter boa comunicação oral e escrita, além de conhecimentos em outras áreas relacionadas à contabilidade, como a administração. Possuir uma postura ativa, oferecendo idéias, e ter o domínio de outro idioma são habilidades desejáveis para o profissional, segundo Maria Thereza Pompa Antunes, chefe do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Segundo Maria Thereza, o estudante deve observar na grade curricular de um curso se há matérias de economia, de administração e de raciocínio lógico. "O aluno deve se informar sobre o perfil de profissional que a universidade pretende formar. As instituições podem privilegiar um determinado campo de atuação."

"As constantes mudanças na legislação tributária e nos rumos da economia exigem que o contador esteja permanentemente em busca de informações para se atualizar", diz Gideon Carvalho de Benedicto, diretor da Faculdade de Ciências Contábeis da PUC-Campinas. "O estudante deve criar o hábito de ler jornais e revistas especializadas e acompanhar o desempenho do mercado de capitais e os noticiários de economia."

Leia mais:

  • Profissional de ciências contábeis assume nova função na área social



  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página