Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2002 - 11h08

Geografia: As terras indígenas e a preservação da biodiversidade

EDER MELGAR
da Folha de S.Paulo

Imagine um mapa político do Brasil, sem o nome dos Estados, onde aparecesse uma área hachurada que abrangesse parte de dois deles na fronteira com a Venezuela, que também não fosse identificada na figura. Baseados nesse desenho, perguntariam o nome dos dois Estados e quais as características socioeconômicas da região.

A área hachurada referir-se-ia às terras indígenas dos ianomâmis, demarcadas há pouco mais de uma década, que abrangem parte dos Estados de Roraima e do Amazonas. Até hoje existe uma polêmica sobre a questão, pois alguns julgam que são terras demais, muito ricas e em áreas fronteiriças, portanto estratégicas, para poucos índios.

Uma versão atualizada dessa questão pode referir-se à criação do Parque das Montanhas do Tumucumaque, com 3.867 milhões de hectares, localizado entre os Estados do Amapá e do Pará, na fronteira com o Suriname e a Guiana Francesa.

A criação da reserva, em agosto deste ano, foi utilizada pelo governo brasileiro, durante a Rio+10, como uma prova da determinação do país na luta pela preservação do ambiente.

A região encontra-se quase intacta, abriga grande biodiversidade e as nascentes de rios como o Oiapoque, famoso por ser o ponto extremo do litoral norte do país, e o Jari, que ficou muito conhecido após a implantação do projeto de mesmo nome, para a produção de papel e de celulose, entre outras atividades.

A implantação do parque tem em vista a preservação da biodiversidade e prevê o estímulo ao ecoturismo na região; no entanto enfrenta resistência dos municípios envolvidos e do Estado do Amapá, que reivindicam alguma forma de compensação, pois entendem que a área da reserva, que toma aproximadamente 27% da área total do Estado, ficará indisponível para a exploração, trazendo prejuízos para os negócios.

Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus

Leia mais:

  • Atualidades: Crise põe em risco a democracia na Venezuela

  • História: 11 de setembro e o terrorismo no Chile

  • Física: Tempo de reação e de frenagem

  • Português: "Erro de português" é questão polêmica

  • Matemática: O surpreendente jogo da idade


  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página