Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/11/2002 - 13h50

Questões de humanas da FGV-SP tomam mais tempo de candidato

JÚLIO CÉSAR BARROS
da Folha Online

As provas de história, geografia e português complicaram a vida dos candidatos que disputam a uma das 200 vagas oferecidas pela FGV-SP. A primeira fase do vestibular da instituição aconteceu hoje, das 9h às 13h, e contou com a participação de mais de 3.000 estudantes.

Quase uma unanimidade entre os candidatos ouvidos pela reportagem da Folha Online, a prova de história promete ser o fiel da balança na primeira fase do concurso.

Ricardo Castro, 17, afirmou que a prova não estava tão difícil, mas que o exame de história foi muito mais complicada do que do vestibular do meio do ano, de junho. "O que dificultou foi o detalhismo das questões", disse.

Para André Diniz, 17, matemática foi a mais tranquila. História, por ter sido mais abrangente, foi a prova que mais complicou na hora da resolução. "A prova de história tinha muito mais questões de história antiga e geral do que do Brasil, diferente da do concurso de inverno [vestibular de meio de ano da FGV-SP]", afirma o estudante que prestou o concurso de junho como treineiro.

Carlos Eduardo Bernauer, 18, que presta pela terceira vez o vestibular da FGV-SP acredita que a prova manteve o mesmo nível dos anos anteriores. Para ele, os longos textos de geografia e português podem ter tomado mais tempo dos candidatos. "O candidato que se prepara para a Fuvest encontra muita dificuldade para fazer a prova da FGV, pois os exames são completamente diferentes. A GV procura explorar o raciocínio lógico e se atem a pequenos detalhes no meio da questão", afirmou.

Acompanhe na Folha Online o gabarito e os comentários e correções dos professores do Anglo Vestibulares.

As provas foram aplicadas no Instituto Santanense de Ensino Superior, na zona norte de São Paulo. Os estudantes resolveram 15 questões de múltipla escolha das disciplinas de raciocínio matemático, língua portuguesa, inglês, história e geografia.

Para a segunda fase, serão selecionados os 700 candidatos que tiverem obtido as médias mais altas, independentemente de sua opção pelo curso (administração de empresas ou administração pública). O resultado será divulgado no dia 23 deste mês.

A segunda etapa será aplicada no dia 1º de dezembro, no prédio da sede da FGV-SP, na avenida Nove de Julho, 2.029, e na rua Itapeva, 432.

O exame é composto por três provas discursivas, com intervalo entre elas: raciocínio matemático (duas horas, peso 2), língua portuguesa (uma hora, peso 1) e Redação em Língua Portuguesa (uma hora e meia, peso 1). Confira os horários das provas:

  • Raciocínio matemático: das 9h30 às 11h30
  • Intervalo: das 11h30 às 12h30
  • Língua portuguesa: das 12h30 às 13h30
  • Intervalo: das 13h30 às 14h
  • Redação: das 14h às 15h30

    A divulgação dos aprovados no vestibular e da lista de espera será no dia 14 de dezembro. A instituição vai oferecer 150 vagas para o curso de administração de empresas e 50 para administração pública.

    Veja também o Fovest Online

    Confira as dicas para a 1ª fase da Fuvest

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade