Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2003 - 19h04

Atual, geografia da Fuvest foi considerada fácil por candidatos

LUIS RENATO STRAUSS
da Folha de S.Paulo

Atualidades como as relações internacionais e os blocos econômicos foram alguns dos temas abordados pela prova de geografia da segunda fase da Fuvest 2003, aplicada na tarde desta terça-feira, que foi considerada fácil pelos candidatos.

Nesta tarde, candidatos divididos por área de conhecimento do curso escolhido fizeram as provas de geografia ou de biologia. Cada avaliação é composta por dez questões analítico-expositivas.

De Segundo os estudantes ouvidos pela Folha, a prova foi recheada de exercícios que exigiam, usando muitos mapas, o conhecimentos de temas atuais como as relações internacionais entre países e os blocos econômicos Mercosul, Alca (Área de Livre Comércio das Américas) e Nafta (Acordo de Livre Comércio da América do Norte).

O candidato de administração, Victor Petty, 18, a questão que ele mais gostou foi a que relacionava uma narrativa de viagem. "Deveríamos apontar, usando um mapa, por onde o turista passou. Esta foi uma questão criativa e gostei muito de fazer", diz.

Victor afirmou que não teve dificuldades para responder às questões. "A prova exigiu bastante atualização e o que facilitou é que sempre discuto atualidades com meu pai", afirmou ele.

Apesar de muitos elogiarem a abordagem atual da prova, outros reclamaram da falta de objetividade dos exercícios. "As questões estavam muito abrangentes e não estava fácil de identificar o que o examinador pedia", afirmou Laura Cintra Labaki, 18, que presta geografia.

Amanhã, a Fuvest vai realizar apenas a prova de física. No último dia do concurso, na quinta-feira (9), acontece a prova de matemática.

Segundo a coordenação de vestibular da Fuvest, a segunda etapa do concurso está sendo realizada por 27.717 candidatos, distribuídos entre 3.721 treineiros e 23.996 estudantes que já concluíram o ensino médio.

De segunda até a próxima sexta-feira, serão aplicadas também as provas de aptidão e habilidades específicas aos candidatos dos cursos de arquitetura, educação física, esportes e para a ECA (Escola de Comunicação e Arte).

A Fuvest aconselha que os candidatos compareçam aos locais de prova com pelo menos uma hora de antecedência. Os portões serão abertos às 12h30 e fechados às 13h. Os interessados poderão conferir também a relação de endereços dos locais de provas.

De acordo com a Fuvest, a relação de candidatos aprovados no vestibular em primeira chamada será publicada no dia 5 de fevereiro. As matrículas serão realizadas nos dias 10 e 11.

No vestibular da Fuvest, são selecionados estudantes para a USP (Universidade de São Paulo), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Neste ano, o concurso recebeu as inscrições de 161 mil candidatos.

Mais notícias do vestibular no Fovest Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade