Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2003 - 17h51

Tempo foi maior obstáculo dos candidatos na última prova da Fuvest

ANDRÉ NICOLETTI
da Folha de S.Paulo

O tempo de quatro horas para responder às dez questões da prova de matemática da segunda fase da Fuvest 2003 foi a maior dificuldade encontrada pelos candidatos que fizeram o exame na tarde desta quinta-feira, das 13h às 16h.

O exame de matemática, que encerrou o concurso, teve nível de dificuldade abaixo do esperado, segundo os candidatos entrevistados pela Folha. A prova foi composta por dez questões analítico-expositivas.

"Demorei muito para enxergar um caminho de resolução em algumas questões e tive de deixar três em branco porque não deu tempo", disse Paula Decot, 17, que tenta uma vaga em química e esqueceu de levar relógio para a prova.

Outro que reclamou da falta de tempo foi Ryuji Inagaki Júnior, 21, candidato de contabilidade que esperava uma prova mais difícil. "Deixei as três últimas em branco, mas acho que pelo menos metade das questões eu acertei."

Renato Aravale, 19, que também concorre a uma vaga de contabilidade, tinha feito apenas seis questões quando faltava apenas uma hora de prova. "Deixei uma em branco e fiz as outras correndo", disse ele.

Uma novidade que agradou ou não aos vestibulandos dependendo do quanto se prepararam no assunto foi a ausência de questões de construção de figuras geométricas com régua e compasso. O tópico tradicionalmente é abordado em uma questão da segunda fase. "Eu gosto desse tipo de exercício. Trouxe régua e compasso à toa", disse Fernando Schneider, 17, candidato de engenharia.

Ontem, candidatos divididos por área de conhecimento do curso escolhido fizeram a prova de física. Confira aqui a correção completa.

No domingo, das 13h às 17h, todos os candidatos aprovados na primeira fase do concurso enfrentaram dez questões analítico-expositivas de gramática, interpretação de textos e literatura e uma redação. Confira a correção comentada da primeira prova da segunda etapa.

Na terça-feira, foram aplicadas os exames de história ou de química. Os interessados podem conferir a resolução comentada aqui.

Os candidatos fizeram as provas de geografia ou de biologia na segunda-feira. Os interessados podem conferir a correção comentada dos exames.

Para visualizar a prova corrigida e comentada, os internautas devem ter o Acrobat Reader, que pode ser obtido gratuitamente clicando aqui.

Até amanhã, serão aplicadas também os exames de aptidão e habilidades específicas aos candidatos dos cursos de arquitetura, educação física, esportes e para a ECA (Escola de Comunicação e Arte).

A coordenação de vestibular da Fuvest informou que a segunda fase está sendo realizada por 27.717 candidatos, sendo 3.721 treineiros e 23.996 estudantes que já concluíram o ensino médio.

De acordo com a Fuvest, a relação de candidatos aprovados no vestibular 2003 em primeira chamada será publicada no dia 5 de fevereiro. As matrículas serão realizadas nos dias 10 e 11.

No vestibular da Fuvest, são selecionados estudantes para a USP (Universidade de São Paulo), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e para a Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Neste ano, o concurso registou as inscrições de 161 mil candidatos.

Leia mais:

  • Matemática tem abstenção de 6,86%


    Mais notícias do vestibular no Fovest Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade