Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2003 - 08h10

Faculdade terá 45% de vagas para negros em SP

da Folha de S.Paulo

A primeira faculdade do país destinada a negros terá 45% de afrodescendentes. A maioria dos estudantes --55%-- será de outras raças. A quantidade de negros da Faculdade Zumbi dos Palmares foi definida com base no Censo 2000 do IBGE, que aponta a proporção de 45% de negros e pardos na população brasileira.

A faculdade, que vai começar com um curso de administração de empresas, foi lançada oficialmente ontem, na comemoração da Abolição da Escravatura. O curso tem autorização para 400 vagas, mas vai iniciar-se experimentalmente com 200.

A mantenedora da escola é o Instituto Afro-Brasileiro de Ensino Superior, criado pela ONG Afrobrás (Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural).

Segundo José Vicente, presidente da Afrobrás e dirigente da faculdade, a expectativa é que a mensalidade seja de R$ 200, se todos os acordos de apoio internacional forem fechados. Conforme Vicente, o valor de mercado médio de um curso de administração é de R$ 500.

O baixo custo será possível graças a parcerias com empresas multinacionais e instituições de apoio à educação.

O critério para definir se o aluno é negro ou não será a autodeclaração, o mesmo usado pelo IBGE. "Apesar das imperfeições, que são poucas, é preferível usar essa forma [autodeclaração" a outro critério menos democrático", diz Vicente.

A faculdade planeja abrir ao longo dos três primeiros anos outros quatro cursos: normal, direito, hotelaria e computação.

Também há planos de fazer cursos sequenciais, de menor duração -dois anos em vez de quatro. "Esse tipo de curso atende bem ao perfil do público que queremos atingir", diz Vicente.

A faculdade começa a funcionar no prédio do ex-fórum de São Bernardo do Campo (SP), mas há planos para instalá-la no complexo do Carandiru, casa de detenção desativada em São Paulo.

O primeiro vestibular está marcado para novembro. Informações estão disponíveis em www.afrobras.org.br.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página