Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/01/2004 - 19h59

Biologia tem imprecisões, e geografia exige muito; veja resolução

Publicidade

da Folha Online

Extremos marcaram as provas desta terça-feira da segunda fase da Fuvest. Segundo os professores do Anglo Vestibulares, parceiro da Folha Online, a avaliação de biologia foi fácil, enquanto geografia exigiu muito. A primeira teve duas imprecisões.

- Confira a resolução comentada do Anglo Vestibulares
- Confira a prova de biologia (em PDF)
- Confira a prova de geografia (em PDF)

Biologia

Para o supervisor da disciplina do Anglo Vestibulares, Sezar Sasson, a prova foi "mais fácil do que deveria para uma segunda fase". "Não vai selecionar bem", comentou.

O professor apontou duas imprecisões: a primeira na questão três, em que o desenho da parede do lado direito do coração está maior que o esquerdo. "Deveria ser o contrário. O esquerdo é bem mais grosso."

Outro problema aconteceu na questão cinco. Na ilustração, a palavra "dendrito" está grafada incorretamente como "dentrito".

"Essas incorreções não prejudicaram a resolução, mas esperava um cuidado maior. Eles têm um ano para fazer a prova", apontou Sasson. "Como podem corrigir se também cometem erros?"

De acordo com o professor, o tempo (três horas) para a resolução da prova foi "mais do que suficiente".

Geografia

Difícil, muito trabalhosa. Foi assim que definiu o supervisor da disciplina do Anglo Vestibulares, Reinaldo Scalzaretto. "Vai selecionar bem. Certamente os melhores vão se sobressair."

"Aparentemente simples, a prova exigiu formação, bons conhecimento e redação da linguagem geográfica", disse o professor.

Para Scalzaretto, a avaliação contou com boas ilustrações e enunciados precisos. "Sem pegadinhas, como deve ser um vestibular moderno." O tempo (três horas) para responder as 10 questões foi "bem razoável".

Abstenção

Na prova de geografia, 5,68% (9.520 presentes e 573 ausentes) dos alunos não compareceram; em biologia foram 5,01% (7.816 presentes e 412 ausentes).

As avaliações anteriores tiveram números parecidos: língua portuguesa contou com 4,71%; química, 5,39%; história, 4,9%.

Próximos passos

Nesta quarta acontece a avaliação de física. No dia seguinte, matemática fecha a segunda fase. Nas duas provas, são mantidos o horário (13h), duração (três horas) e locais.

A primeira lista de aprovados sai em 4 de fevereiro.

Leia mais
  • Geografia e biologia têm abstenção de 5%
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página