Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2004 - 14h25

Com reserva de vagas a negros, UnB abre inscrição para vestibular

Publicidade

da Folha Online

As inscrições para o vestibular do segundo semestre da UnB (Universidade de Brasília) começam nesta segunda-feira (12) e vão até sábado (17). É a primeira vez que a instituição reserva uma parcela de vagas específicas para estudantes negros.

Serão 20% das vagas de cada curso. No momento da inscrição, os vestibulandos escolherão entre um dos dois sistemas --o universal e o de cotas. Há 60 opções de cursos, entre os quais 15 noturnos.

As provas serão as mesmas a todos; os alunos deverão atingir a pontuação mínima para serem aprovados no exame. Os vestibulandos não podem ter nota menor que zero na prova de língua estrangeira; ter pelo menos 10% da nota na prova de código, linguagem e ciências sociais; ter pelo menos 10% da nota da prova de ciências da natureza e matemática; e alcançar 20% da nota no conjunto do exame.

Os que forem disputar o sistema universal podem fazer as inscrições pessoalmente em um dos 12 postos, pela internet ou por terceiros, que devem levar autorização por escrito do candidato e a carteira de identidade do estudante.

Inscrição para cotistas

Os que concorrerem pelo sistema de cotas só poderão fazer suas inscrições pessoalmente. O candidato deverá ser de cor preta ou parda e declarar-se negro, o que fará na própria ficha de inscrição. As opções de cor que o candidato encontrará na ficha são as mesmas adotadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Será anexada ainda uma foto digital a ser tirada no momento da inscrição. Haverá um estúdio nos postos. "Para garantirmos que a foto não seja distorcida, preocupamo-nos com a qualidade da câmera e o fundo, que será na cor bege, escolhido para que a imagem não seja alterada", afirma Mauro Rabelo, diretor acadêmico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), órgão da UnB responsável pela aplicação e correção do vestibular.

As fotos dos candidatos cotistas serão encaminhadas a uma comissão que decidirá pela sua homologação ou não pelo sistema de cotas. Segundo a universidade, a opção do estudante em se inscrever pelas cotas e se autodeclarar negro são determinantes; a comissão só existe para evitar abusos.

O grupo reúne pessoas de movimentos sociais ligados à questão, especialistas no tema e membros da equipe que operacionalizou a implantação do sistema. Em 21 de maio, serão divulgados os resultados das homologações. Os candidatos que se inscreverem pelo sistema de cotas e não tiverem suas inscrições homologadas não perderão a inscrição. Além de poderem entrar com recurso, estarão automaticamente inscritos pelo sistema universal.

Serviço

No total, a UnB vai abrir quase duas mil vagas. A taxa é R$ 70. Para opções com provas de habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Desenho Industrial, Educação Artística e Música), há o acréscimo de R$ 15. Outras informações podem ser obtidas no Cespe pelo telefone (61) 448 0100.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página